Prévia do “Tamanho Família” na internet lembra “Arquivo Confidencial”
Mauricio Stycer
05/07/2016 01h54
Apresentado por Marcio Garcia, "Tamanho Família" estreia na Globo no próximo domingo, dia 10, no início da tarde. Já é possível, porém, ter uma ideia de como será a atração. Uma versão de 25 minutos está disponível no aplicativo on-line da emissora.
Chamado de "programa zero", o vídeo mostra parte da disputa entre as famílias dos comediantes Tom Cavalcante e Fabiana Karla. "Uma disputa com gosto de festa", diz Garcia.
É visível que se trata de uma versão incompleta da atração, utilizada como teste para a Globo. Mas deixa claro que, bem mais do que um game show, é um programa destinado a emocionar e fazer chorar.
Cada convidado tem o direito de trazer três familiares ou pessoas próximas para ajudá-lo nas provas. Tom levou a mulher, uma filha e um sobrinho. Fabiana trouxe duas filhas e um primo.
O "programa zero" exibiu trechos de três provas, todas bem leves e divertidas, que colocam as famílias em campos opostos. Mas a competição fica claramente em segundo plano. A ênfase de Marcio Garcia é na relação dos seus convidados famosos com os familiares.
Vídeos antigos lembram momentos das carreiras de Tom e Fabiana, os parentes são instigados a revelar histórias sobre os dois protagonistas e, no final, cada trio ainda encena um pequeno espetáculo para eles.
Tom e Fabiana se emocionaram tanto que, em vários momentos, "Tamanho Família" me lembrou o melodrama do quadro "Arquivo Confidencial", exibido no "Domingão do Faustão".
Não consegui enxergar o que Garcia prometeu: "'Tamanho Família' é sempre assim: alegre e alto astral, como aquele almoço de domingo animado na casa da gente". Ao contrário. A continuar neste ritmo do "programa zero", é bom o espectador manter uma caixa de lenços por perto.
Em um outro vídeo, disponível no aplicativo da Globo, a diretora Daniela Gleiser esclarece melhor do que se trata: "A ideia do programa é falar de temas de família, mas ele tem uma competição junto com essa proposta. Além de leve, divertido, de tratar de assuntos corriqueiros de qualquer família, é um programa emocionante. Um show da família para o famoso."
Ao colocar este "programa zero" no seu aplicativo on-line, a Globo age de forma ousada e corajosa, além de fazer publicidade da ferramenta. Mas ao exibir apenas uma parte do programa, de 25 minutos, não permite que se faça uma avaliação mais séria sobre o que vem aí.
Melhor esperar a estreia de verdade, no próximo domingo. "Tamanho Família" vai colocar, em campos opostos, Juliana Paes e Bruna Marquezine. Só, então, será possível saber se a empolgação de Marcio Garcia se justifica. Segundo ele, o programa "é uma nova experiência na televisão". A ver.
Veja também
"Passei um tempo fora por opção" diz Márcio Garcia sobre volta à Globo
Sobre o autor
Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
Sobre o blog
Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.