“Violência e sexo” elevam classificação indicativa de “Deus Salve o Rei”
O Ministério da Justiça mudou a classificação indicativa da novela "Deus Salve o Rei", exibida pela Globo na faixa das 19h30. Antes recomendada para maiores de 10 anos (imagem acima), agora passa a ser indicada para maiores de 12 anos. Cenas de "violência e conteúdo sexual" levaram à mudança, publicada nesta quarta-feira (07) no "Diário Oficial".
Não é, evidentemente, uma boa notícia para a Globo, que preferia ver o folhetim de Daniel Adjafre recomendado para o maior público possível. A decisão do governo expõe a dificuldade de exibir uma trama sobre a rivalidade entre dois reinos medievais, com pitadas de "Game of Thrones", no horário das 19h.
A mudança na classificação indicativa reflete o andamento de "Deus Salve o Rei". Não seria possível fazer uma novela com este enredo sem batalhas campais – e encená-las com um mínimo de credibilidade exige a exibição de alguma violência. Da mesma forma, as aventuras conjugais do rei Rodolfo (Johnny Massaro), assim como as da princesa Catarina (Bruna Marquezine) apimentaram um pouco a trama.
Globo discorda da decisão, mas vai alterar a classificação
Questionei a Globo sobre a decisão do Ministério da Justiça e a emissora respondeu: "Apesar de discordarmos da reclassificação sugerida e entendermos que a novela é adequada para crianças menores, optamos por alterar a autoclassificação para 12 anos, porque esse é o entendimento do Ministério e a novela seria reclassificada de qualquer forma".
Atualizado às 20h15
Veja também
Que o humor salve o rei, a Marquezine e o público da novela das 7 da Globo
Globo cancela participação de Paula Fernandes em "Deus Salve o Rei"
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.