Faustão ignora o mundo real e demora uma semana para corrigir “fake news”
A difusão de "fake news", aparentemente, é um problema que preocupa muito a Globo. Quase diariamente, a emissora tem tratado do assunto em seus telejornais e, nos últimos dois domingos, o "Fantástico" exibiu duas longas reportagens sobre o tema.
O mesmo não se pode dizer do "Domingão do Faustão". Muito crítico em relação às redes sociais e à internet, que chama de "o penico do mundo", Faustão permitiu que o seu programa exibisse uma notória "fake news" no último domingo (18) e demorou sete dias para corrigi-la.
A bobagem que a cantora Simone falou sobre voto nulo, logo no início do programa, não foi notada pelo apresentador na hora. Tudo bem. Mas houve tempo suficiente, mais de duas horas, no próprio domingo para corrigi-la. Nada foi feito. Ainda naquela noite, a íntegra do "Domingão" online foi ao ar sem cortes, nem advertência para o erro. Durante a semana, igualmente, nenhuma correção foi feita no site do programa.
Todo mundo sabe que um dos grandes problemas das "fake news" é a velocidade com que se propagam. Uma mentira dita ao vivo no "Domingão" tem potencial enorme de difusão. Esperar uma semana para corrigir o erro, como fez Faustão neste domingo (25), mostra ignorância em relação à internet e, pior, desconhecimento sobre a lógica deste tipo de notícia falsa.
Entenda
Se a maioria votar nulo, a eleição é cancelada e os candidatos, suspensos?
Veja também
Simone reproduz fake news sobre votos nulos no Faustão e não é contestada
Faustão esclarece fake news dita por Simone sobre eleições
Domingão do Faustão parece programa da GloboNews
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.