Topo

Joyce: “Uma mulher negra em papel de destaque na TV ainda chama a atenção"

Mauricio Stycer

11/04/2018 05h04

No comando do "Jornal da Cultura" há uma semana, a jornalista Joyce Ribeiro ainda está sob impacto da repercussão que a sua contratação causou. "Minha chegada ainda é envolta nesse estranhamento. Ainda é uma notícia", diz, em entrevista ao UOL. "Em 2018, a presença de uma mulher negra em papel de destaque na TV é tão questionada e chama tanto a atenção", suspira (veja no vídeo acima).

Ao longo da conversa (a íntegra pode ser vista abaixo), Joyce mostrou engajamento com a questão do combate ao racismo e compreensão sobre a falta de representatividade dos negros em posições de destaque não apenas na televisão, mas na sociedade, de um modo geral.

"A gente vive um momento de tomada de consciência. Já há uma percepção de que enquanto estiver bom apenas para uns em detrimento de uma situação completamente desfavorável pro todo, não estará bom pra ninguém", diz. "Esta é uma percepção que vem se espalhando muito lentamente, mas tem sido, sim, notada. A minha presença é sim motivo de comemoração. Mas a gente ainda está num início de processo".

Na entrevista, Joyce também falou sobre a sua passagem de 12 anos pelo SBT, onde apresentou diversos telejornais. Comentou sobre a onda de informalidade no telejornalismo atual. E elogiou os esforços de promover interação com os espectadores. Recomendo muito a entrevista abaixo:

Temos que sair do campo das exceções, diz Joyce Ribeiro

Veja também
"A TV fica melhor quando contempla a diversidade", diz Lázaro Ramos


Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.