Furos em “Segundo Sol” incomodam o espectador, e ele tem razão de reclamar
O salto de quase 20 anos em "Segundo Sol", exibido no capítulo de quinta-feira (24), mexeu com a imaginação dos espectadores. Nenhum personagem adulto da primeira fase envelheceu – só as crianças cresceram. Foi uma opção do autor e/ou da direção, mas incomodou parte do público.
Muita gente também não entendeu como Valentim (Danilo Mesquita), que idolatra tanto o pai, nunca se deu conta de que Miguel e Beto Falcão (Emílio Dantas) são a mesma pessoa – uma rápida pesquisa no Google colocaria, no mínimo, uma pulga atrás da orelha do rapaz.
Ainda que seja um pouco mais difícil, porque não há fotos dela, muitos espectadores acham inadmissível que Manuela (Luisa Arraes) não se dê conta de que a DJ Ariella é, na verdade, sua mãe Luzia (Giovanna Antonelli). Ela a viu pela última vez com 5 ou 6 anos de idade.
Vários outros furos também foram notados nos primeiros nove capítulos da novela, durante a primeira fase. Falhas de edição/gravação, repetição de cenários de outras novelas, uso de uma mesma figurante em situações incabíveis – o UOL reuniu uma lista aqui.
Fãs de "Segundo Sol" e de João Emanuel Carneiro respondem a estas dúvidas, e outras, com frases parecidas. "É novela". "É ficção". "Não tem compromisso com a realidade". Concordo apenas em parte. Numa trama com pretensão realista – e não fantástica – é justo esperar coerência e lógica.
Autores da Globo têm bastante tempo pra escrever uma novela. Ganham para isso. Não acho errado o espectador cobrar verossimilhança da trama ou se incomodar com furos. O brasileiro tem pós-doutorado em novela. Merece ser tratado com cuidado e respeito ao seu conhecimento.
Medo! Prólogo de "Segundo Sol" lembra "O Outro Lado do Paraíso"
Veja também
Detetive Vê TV: Homem é esquecido no fundo de um barco em Segundo Sol
Detetive Vê TV: "Segundo Sol" recicla hospital de "O Outro Lado do Paraíso"
"Fantasma", cenário repetido e volta no tempo: 5 tropeços de "Segundo Sol"
Nilson Xavier Primeira fase abusou da coerência e da boa vontade do público
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.