Uma dúvida e um elogio sobre o elenco de “O Tempo Não Para”
Exibidos apenas três capítulos de "O Tempo Não Para", as impressões são as melhores possíveis, mas pretendo esperar mais um pouco antes de escrever a respeito. Gostaria neste texto de fazer apenas duas observações sobre o elenco da novela.
Escalar o ator certo para o personagem certo é uma arte que envolve inúmeras variáveis, muitas delas subjetivas. Não é ciência. Dito isso, observo que a escalação de Nicolas Prattes para viver um dos papeis principais do folhetim está me causando algum estranhamento. Ele não me parece ter o "physique du rôle" adequado para Samuca, "um dos maiores e mais jovens empresários do país". Este personagem, como informado em abril, estava destinado a Klebber Toledo.
Que personagem é esse que pode ser vivido tanto por um ator de 32 anos (Toledo) quanto por um de 21 (Prattes)? Samuca é filho de Carmen (Christiane Torloni, 61 anos), noivo de Betina (Cleo, 35) e está apaixonado por Marocas (Juliana Paiva, 25), uma das personagens do século 19 descongeladas em 2018.
Prattes é um ator jovem, talentoso, mas com pouca experiência na TV – atuou em "Malhação – Seu Lugar no Mundo" (2015) e em "Rock Story" (2016). Nestes primeiros capítulos de "O Tempo Não Para", tenho notado que ele repete uma marca do jovem e agitado Zac, que interpretou muito bem na novela de Maria Helena Nascimento – arregala os olhos, fala rápido, como se estivesse com taquicardia, e mexe muito a cabeça para expressar os seus sentimentos.
É digno de elogio a ousadia da Globo de colocar um ator tão jovem em papel de tamanho destaque e que pedia, aparentemente, um profissional mais velho. Torço para que dê certo, mas registro que ainda não superei o estranhamento.
Representatividade racial
Outra observação sobre o elenco de "O Tempo Não Para" diz respeito à escalação de atores negros e pardos. Na sequência do constrangimento causado pela Bahia branca de "Segundo Sol", a novela de Mario Teixeira parece ter procurado mais equilíbrio.
É verdade que a trama ajudou – vários escravos do século 19 estão entre os personagens descongelados nos dias de hoje. Mas, além deles, é notável a diversidade geral. São pelo menos 10 atores negros ou pardos entre os 40 principais.
Na festa de lançamento da novela, a atriz Lucy Ramos destacou o fato e publicou a imagem reproduzida acima. "Representatividade. 'O Tempo Não Para' te representa?", ela registrou.
Veja também
Nilson Xavier: Boa promessa, "O Tempo Não Para" estreia ágil, colorida e divertida
Lucy Ramos destaca presença de atores negros em "O Tempo Não Para"
Elenco questiona falta de negros em "Segundo Sol" e Globo promete "evoluir"
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.