Mesmo encerrada, Deus Salve o Rei é reclassificada para maiores de 14 anos
Despacho do Ministério da Justiça publicado nesta quarta-feira (15) no "Diário Oficial" altera a classificação indicativa de "Deus Salve o Rei" de 12 para 14 anos. A novela das 19h da Globo, como se sabe, terminou em 30 de julho. A decisão vale para futuras reapresentações – e dificulta a possibilidade de exibição da trama na sessão vespertina de "Vale a Pena Ver de Novo".
É o segundo contratempo que a emissora enfrenta em poucos dias. Como informou o jornalista Daniel Castro, o Ministério da Justiça rejeitou pela segunda vez um pedido da Globo para reclassificar "Orgulho e Paixão", atualmente imprópria para menores de 12 anos.
"Deus Salve o Rei" estreou em janeiro autoclassificada pela Globo como recomendada para maiores de 10 anos. Em março, por conta da exibição de "cenas de "violência e conteúdo sexual", segundo o governo, a classificação foi alterada para 12 anos. Na ocasião, a emissora discordou da decisão, mas a acatou.
Após o pedido de reclassificação, o Ministério da Justiça afirma ter constatado a exibição de cenas com "pena de morte, mutilação, descrição de violência, exposição de cadáver, mortes intencionais, presença de sangue, as duas últimas de forma reiterada, relevante e, em alguns casos, detalhada".
Por este motivo, "considerando que os contrapontos apresentados na trama não foram suficientes para atenuar o impacto imagético e contextual das tendências apresentadas", houve esta nova reclassificação, que limita as futuras reexibições de "Deus Salve o Rei".
Procurada na quarta-feira (15) para comentar a decisão do governo, a Globo informou que está "avaliando eventuais medidas" em resposta.
Comentários são sempre muito bem-vindos, mas o autor do blog publica apenas os que dizem respeito aos assuntos tratados nos textos.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.