Topo

Mais uma jornalista afirma ter sido demitida da Vanguarda por não emagrecer

Mauricio Stycer

24/03/2019 23h07

Ex-jornalista da TV Vanguarda entre 1998 e 2003, Micheli Diniz publicou neste domingo (24), em seu perfil no Facebook, um relato que corrobora a história contada por Michelle Sampaio, recém-demitida do mesmo canal.

"O caso da jornalista Michelle Sampaio não é um fato isolado. Digo isto porque vivi há 15 anos a mesma situação. Na mesma emissora, com as mesmas pessoas", escreve Micheli. Ela diz que foi afastada da apresentação de um telejornal do canal por estar supostamente acima do peso considerado ideal.

Em seus tempos na Vanguarda, Micheli dividiu a bancada de telejornais com Evaristo Costa (imagem acima) e Rogério Correa (abaixo).

O blog publicou no sábado (23) entrevista com Michele Sampaio, na qual ela diz: "Fui informada pela diretora de jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer".

"Meu talento não tem relação com meu peso", diz jornalista demitida de TV

"Na época eu tinha 26 anos, 2 filhos, 5 anos de TV e não tive a dimensão do impacto que aquela condição havia causado em minha carreira. Sim. Houve uma condição. 'Pra você voltar à bancada do jornal, você tem 30 dias para emagrecer'. Fui deslocada para reportagem de rua", escreveu Micheli Diniz.

Mal adaptada à nova função, Micheli diz que 60 dias após ter perdido a posição na bancada do telejornal foi desligada da TV Vanguarda.

Ouvida pelo blog nesta segunda (25), Micheli diz que resolveu se manifestar ao ler que a Globo e a Vanguarda desmentiram Michelle Sampaio. "Não está certo. Passei por isso e não posso ficar quieta", diz. "Não quero nada com isso. É por uma causa mesmo", afirma.

Após ser demitida da Vanguarda, Micheli trabalhou como assessora de imprensa e na TV Aparecida. "Depois a vida tomou outros rumos e sou muito feliz". Hoje, ela tem uma loja de semijoias.

Em comentário no perfil de Micheli no Facebook, a jornalista Amanda Costa escreveu: "Micheli, eu entrei na sua vaga. Sua história foi usada como ameaça para que eu não engordasse. Foi assim: você está entrando na vaga da apresentadora que não emagreceu. Imagina o meu pavor… Poxa Micheli, chega disso. Parabéns por abrir seu coração. Só quem passou sabe da dor…"

Neste domingo, a Globo divulgou uma nota, em associação com a TV Vanguarda, na qual afirma que "não é verdade" que Michelle Sampaio (à esq.) tenha sido demitida do canal de São José Campos por dificuldades para emagrecer, como ela relatou ao blog. "Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda", diz a nota das duas emissoras. Afiliada da Globo, a Vanguarda é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Em postagem em suas redes sociais nesta segunda-feira (25), Michelle Sampaio também comentou o desmentido da Globo: "Sabendo da minha responsabilidade como jornalista e tendo o respeito e admiração de milhares de pessoas, jamais postaria algo que não fosse verdadeiro e escrito com o coração".

Abaixo, o texto de Micheli Diniz em sua conta no Facebook:

Competência não se pesa!

O caso da jornalista Michelle Sampaio não é um fato isolado. Digo isto, porque vivi há 15 anos a mesma situação. Na mesma emissora, com as mesmas pessoas.

Não guardo rancor, tratei isso em terapias.

Mas, não vou me calar diante da situação que se repete uma década e meia depois. Muitos vão questionar, mas porque só trouxe isso à tona agora? E não na época? Na época eu tinha 26 anos, 2 filhos, 5 anos de TV e não tive a dimensão do impacto que aquela condição havia causado em minha carreira.

Sim. Houve uma condição. "Pra você voltar à bancada do jornal, você tem 30 dias para emagrecer".

Fui deslocada para reportagem de rua. Com horários sempre alternados, sem rotina e com a missão de perder peso, eu tinha que fazer o melhor… Mas, meu rendimento caiu, reconheço. Quem ficaria bem numa condição dessas? Passei a questionar minha capacidade profissional e me vi sofrendo. Foi quando depois de 60 dias "daquela conversa", fui chamada à direção e comunicada do meu desligamento.

As diferenças salariais entre homens e mulheres, nos cargos que ocupam e, sobretudo, nos "padrões" é abusivamente assustadora. Por isso, não podemos mais nos calar. Admiro a Michelle Sampaio, pois a encontrei há poucos meses e estava linda e muito autoconfiante, além da realização profissional, sua filha era sua motivação. Assim como a minha família foi pra mim. Descobri um Universo muito maior além da TV e hoje posso ser eu mesma.

Toda mulher pode, e deve ser quem é, respeitar sua essência e acreditar em si mesma. Exponho-me agora, não só pela Michelle, mas por todas as mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de discriminação ou assédio!

Em tempo, meu filho caçula, de 9 anos, ao saber do caso da minha xará, exclamou: "Que covardia, que falta de respeito!" #basta #épelavidadasmulheres #competencianãosepesa

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.