Topo

“Meu talento não tem relação com meu peso”, diz jornalista demitida de TV

Mauricio Stycer

23/03/2019 11h00

A jornalista Michelle Sampaio tornou público neste sábado (23) o seu desligamento da TV Vanguarda, em São José dos Campos, onde atuou como repórter e apresentadora por mais de 16 anos. Na mensagem publicada no Instagram e em contato com o blog, ela associou o afastamento à dificuldade que teve de emagrecer após uma gravidez.

"Fui informada pela diretora de jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer", contou ela, por telefone, ao blog. "Meu talento não tem relação com meu peso", observa.

Michelle teve uma filha em julho de 2016. Engordou 24 quilos durante a gravidez e emagreceu sete após alguns meses. Encerrada a licença-maternidade, retornou à emissora em novembro e apresentou o telejornal local por três dias, até ser afastada.

Desde então, enfrenta uma luta contra a balança, com idas e vindas no vídeo. Deslocada para a reportagem, por alguns meses não podia mostrar o rosto da TV.

Neste período, uma reportagem de Michelle com uma menina chamada Raquel, apelidada de "adorável", teve enorme repercussão e a levou ao programa "Encontro com Fátima Bernardes". Na sequência, a jornalista voltou a apresentar o telejornal da TV Vanguarda por alguns meses, até ser novamente sacada do vídeo.

Segundo Michelle, ela recebeu uma ordem da direção: "Volte ao seu peso".

A jornalista diz que não pretende entrar com nenhum tipo de ação trabalhista contra a TV Vanguarda. "Não acho que seja preconceito. Eles têm padrões. Acho apenas que poderiam ter me dado a chance de fazer o meu trabalho", diz.

Segundo relatos de funcionários, o caso de Michelle não é o único. Em 2017, a repórter Marcela Mesquita teria sido impedida de aparecer no vídeo pelo mesmo motivo – estava acima do peso. "Foi igual aconteceu comigo", confirma Michelle.

Procurei a diretora de jornalismo da TV Vanguarda, Terezinha Almeida, mas ainda não consegui falar com ela. A emissora foi informada do interesse do blog em ouvi-la. A TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

No início da noite de domingo (24), a Globo divulgou uma nota, em associação com a TV Vanguarda, na qual afirma que "não é verdade" que Michelle Sampaio (à esq.) tenha sido demitida do canal de São José Campos por dificuldades para emagrecer, como ela relatou ao blog. "Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda", diz a nota das duas emissoras. Afiliada da Globo, a Vanguarda é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Em postagem em suas redes sociais nesta segunda-feira (25), Michelle Sampaio comentou o desmentido da Globo: "Sabendo da minha responsabilidade como jornalista e tendo o respeito e admiração de milhares de pessoas, jamais postaria algo que não fosse verdadeiro e escrito com o coração".

Veja também
Colega diz ter vivido o mesmo que Michelle na TV: "Competência não se pesa"
Jornalista demitida por excesso de peso recebe apoio nas redes sociais

Abaixo, o post de Michelle Sampaio no Instagram no qual revelou a sua saída da TV Vanguarda:

Visualizar esta foto no Instagram.

Olá, Queridos! Me desculpem o textão, mas estou aqui pra dividir uma notícia com vocês. A partir de hoje não faço parte mais do quadro de jornalistas da Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba. Foram 16 anos de trabalho na TV, mas hoje encerro esse ciclo. A opção de desligamento foi da emissora. Como muitos sabem e me acompanham, há 2 anos entrei numa briga com a balança depois de ter engordado muito na gravidez. Foram 14 anos priorizando o trabalho, mas desde a chegada da minha filhinha, ela virou minha prioridade número um de vida, de tempo e de dedicação. Nesses últimos dois anos , por estar acima do peso, fiquei um bom tempo trabalhando nos bastidores, cheguei a emagrecer um pouco, voltar pra reportagem e apresentação do jornal, mas saí do "vídeo" novamente pq nunca de fato voltei ao peso antes da gravidez, que foi o pedido da emissora. Respeito a posição da empresa e agradeço muito a oportunidade que me foi dada ao longo desses anos, obrigada ! Quero agradecer imensamente meus colegas de trabalho, que são extraordinários, sensacionais !! Sem exagero!! Eles sempre me deram uma super força nesse período e eu sempre dizia "Não se preocupem, eu estou bem, no momento mais feliz da minha vida". Jamais vou esquecer, as gargalhadas, o aprendizado e os projetos juntos. Amo vocês, meu amigos, obrigada! Quero agradecer muito muito o apoio de vocês ao longo da minha trajetória na Rede Vanguarda, muito obrigada !! Fico impressionada com o carinho de tanta gente nas ruas e nas redes sociais. Obrigada mesmo, de coração! Agora com a minha saída, vou me dedicar à empresa de comunicação que sou sócia e à minha gatinha linda e família. A gente se encontra por aqui ! Muito obrigada !! Beijão grande ❤️

Uma publicação compartilhada por michellesampaio (@michellesampaio) em

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.