Ao sugerir contradição de Moro, quadro de humor da Globo faz jornalismo
Sempre muito afiado e sintonizado com os assuntos mais quentes da TV e do noticiário, o quadro "Isso a Globo Não Mostra", exibido pelo "Fantástico", deu destaque especial neste domingo (16) ao ministro Sergio Moro.
O quadro explorou a reação de Moro ao vazamento de conversas com o procurador Deltan Dallagnol divulgadas pelo site The Intercept. São diálogos da época em que ele era juiz e mostram que orientou as investigações da operação Lava Jato em Curitiba.
Na segunda-feira (11), um dia após o primeiro vazamento, Moro disse, conforme registrou o "Jornal Nacional": "Aquilo lá é uma invasão criminosa de celulares de procuradores. Pra mim, isso é um fato bastante grave ter havido essa invasão e essa divulgação."
O quadro do "Fantástico" lembrou de um comentário de Moro, aparentemente contraditório, feito dois meses antes, em 9 de abril, no "Conversa com Bial". Questionado pelo apresentador sobre conversas que ele vazou de forma ilegal entre a então presidente Dilma e o ex-presidente Lula, Moro disse: "O problema ali não era a captação do diálogo e a divulgação do diálogo. O problema era o diálogo em si, o conteúdo do diálogo".
Para temperar com humor este contraponto eminentemente jornalístico, "Isso a Globo Não Mostra" inseriu cenas de Diana, a personagem de Alinne Moraes na novela "Rock Story". "Quando é você, não tem importância nenhuma, é uma besteira. Agora, quando sou eu, é um crime. São dois pesos e duas medidas". Risos.
A ironia da situação, exposta no quadro, coloca mais pimenta numa discussão levantada neste final de semana pela colunista Cristina Padiglione, que criticou a "timidez editorial" do jornalismo da Globo, na comparação com o humorístico "Zorra", na cobertura do caso revelado pelo "The Intercept". Em resposta, o diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, disse que a crítica é "contraditória, injusta e faz confusão com regras básicas do jornalismo e do humor".
Veja
Padiglione: Poupado pelo Jornal Nacional, Moro vira paródia no Zorra
Diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel vê como 'injusta' crítica ao JN
No JN, Bonner se atrapalha e chama Sergio Moro de "ex-ministro"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.