Topo

Na mesma noite, "Avenida Brasil" vira assunto de novela e série da Globo

Nilson Xavier

27/06/2012 15h58

Na noite desta terça-feira (26/06) o sucesso da novela Avenida Brasil respingou em outros programas de Teledramaturgia da Globo. Primeiro foi Cheias de Charme, a novela das sete, através da personagem Brunessa (Chandelly Braz), que passou a trabalhar na casa da família Sarmento como doméstica. Ela contou a Cida (Isabelle Drummond) que está conquistando a patroa Sônia (Alexandra Richter) tal qual Nina (Débora Falabella) fez com Carminha (Adriana Esteves) em Avenida Brasil.

Depois foi a vez da série Tapas e Beijos apresentar um episódio todo em cima da novela das nove, com muitas referências, "oi oi oi", personagens de nome Carminha e Leleco, e congeladas no cinza – aquele efeito do final de cada capítulo de Avenida Brasil (imagem acima).

A novela Cheias de Charme faz muito bom uso da programação da emissora. O Domingão do Faustão, o Esquenta de Regina Casé e o Mais Você de Ana Maria Braga também já foram apresentados na trama das sete. Na semana passada – a da estreia da novela Gabriela -, Chayene disse a uma jornalista ter recusado o convite para atuar na novela, não para interpretar Maria Machadão, papel de Ivete Sangalo, mas a própria Gabriela!

Não é de hoje que novelas citam outras tramas, contemporâneas ou não. Nos anos 80, Silvio de Abreu já referenciava as novelas da Globo em Guerra dos Sexos, Cambalacho e Sassaricando. O remake de Ti-Ti-Ti (de 2010) homenageou inúmeras novelas, em personagens, citações e tramas.

Clique AQUI e relembre participações de personagens de novelas em programas de auditório.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier