Topo

Novela "Jesus", da Record, faz o maior sucesso nos Estados Unidos

Nilson Xavier

21/04/2019 07h00

O beijo de Judas: Dudu Azevedo e Guilherme Winter (foto: Record TV)

A novela "Jesus", da Record TV, chega ao fim nesta segunda-feira, 22/04, em terceiro lugar no Ibope da Grande São Paulo, ficando atrás da Globo e SBT – tendo semanalmente perdido para a infantil "As Aventuras de Poliana", de Silvio Santos, quando confrontadas (apenas 0,4 pontos atrás). Ainda assim, "Jesus" elevou em 27% a audiência da Record no país, conforme levantamento de Ricardo Feltrin, em sua coluna, veja os números.

No entanto, a novela bíblica é sucesso absoluto nos Estados Unidos. Claro, estamos falando da audiência latina no país. Na terra do Tio Sam, a população hispânica sintoniza a saga do Messias no prime time (20h), pelo canal Univision. Até o momento, foram mais de 110 capítulos exibidos. Desde a estreia, "Jesus" lidera no horário nobre, batendo os canais Telemundo (a principal concorrente) e UniMás (da rede Univision).

Na segunda-feira (15/04), estreou na Univision, às 21h (após "Jesus"), a novela "Doña Flor y Sus Dos Maridos" (isso mesmo, a versão do livro de Jorge Amado), produção da rede mexicana Televisa. Na terça-feira (16/04), "Doña Flor" teve um milhão de domicílios de audiência, enquanto "Jesus" alcançou um milhão e 300 mil – foi a maior audiência do dia.

O calvário: Dudu Azevedo (foto: Record TV)

Como "Jesus" foi parar no horário nobre de um dos principais canais latinos dos EUA?

"Os Dez Mandamentos", da Record, foi ao ar pela UniMás (braço da Univision), em horário nobre. O sucesso foi grande e a rede decidiu que as novelas e séries bíblicas da Record TV passariam a ser exibidas no horário nobre do principal canal, a Univision. Foi a primeira vez que a Univision exibiu no prime time novelas não produzidas originalmente em espanhol – ou seja, uma novela dublada.

Desde então, Univision e UniMás exibiram nos Estados Unidos e Porto Rico: as duas temporadas de "Os Dez Mandamentos", "A Terra Prometida" e "O Rico e Lázaro", e reprisaram as minisséries "José do Egito", "Rei Davi", "Sansão e Dalila" e "Milagres de Jesus". Os índices de "Jesus" são os maiores: todos os capítulos em primeiro lugar na audiência, com alguns atingindo 1 milhão e 900 mil domicílios.

Neste momento, a novela "Jesus" é vista nos Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Panamá e Bolívia.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier