Topo

Coluna

Chico Barney


A Fazenda 2019: Thayse é a pior participante de realities da história

A Dona do Cariri - Reprodução
A Dona do Cariri Imagem: Reprodução
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

19/11/2019 18h25

Resumo da notícia

  • Por algum motivo, Thayse é um fenômeno nas redes sociais.
  • Mas como participante de reality show, não chega a ser muito interessante.
  • Tragicamente, a mecânica atual de votação permite sua longevidade no programa.

Thayse Teixeira, a "Dona do Cariri", é um fenômeno das redes sociais. Conseguiu formar uma legião com mais de 2 milhões de fãs. Como? Conhecendo sua trajetória a partir de A Fazenda, vou confessar, não consigo esboçar uma hipótese.

Trata-se da pior participante que qualquer reality show pode ter. Faz um jogo extremamente modorrento, que nunca rende boas histórias —tampouco promove qualquer tipo de diversão para o telespectador comum.

Teixeira se posiciona como se o programa existisse para funcionar a seu favor, e não o contrário. Ela demonstra uma dificuldade enorme para se render às dinâmicas clássicas de uma atração do gênero, que são basicamente a exposição e o comprometimento.

Finge sempre uma isenção e um bom-mocismo, elementos que não são, nem de longe, o tipo de entretenimento que estamos procurando.

Mas a estratégia dá certo por conta do atual modelo de votação, que privilegia grupos radicalizados. Sob o ponto de vista representativo, é pouca gente que vota muitas vezes, alienando o grande público e suas vontades.

A Dona do Cariri deve ter vida longa na Fazenda. Apesar de já não viver em tanta harmonia com seus colegas de confinamento, possui o respaldo importante de uma torcida apaixonada. A razão de tanto amor, confesso mais uma vez, me escapa completamente.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Chico Barney