Topo

Chico Barney

Tem bailarina revoltada com Boca Rosa por foto com sapatilha

Bianca Andrade, a Boca Rosa - Reprodução/Instagram
Bianca Andrade, a Boca Rosa Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

24/05/2020 18h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Recentemente egressa do BBB 20, Bianca Andrade continua sendo alvo de polêmicas um tanto quanto pitorescas. Um ensaio fotógrafico com o tema "bailarina" acabou por eclodir uma guerra nas redes sociais entre apoiadores e detratores da blogueira.

A foto em questão foi publicada para anunciar o novo programa que Boca Rosa conduzirá no YouTube a partir do mês que vem. Mas algumas bailarinas profissionais se sentiram ultrajadas por um elemento da imagem: o uso equivocado de uma sapatilha de ponta.

Trata-se de uma ferramenta de gesso recomendada para o uso exclusivo de praticantes mais experientes. Pela forma como envolve o pé e o tornozelo, demanda muita força e técnica para não provocar eventuais estragos na região.

"O problema não é você se vestir de bailarina, mas usar a sapatilha de ponta. É um enorme risco para você e influencia de forma errada milhões de pessoas", diz um dos protestos que ganharam alta octanagem na internet.

Questiono se não estamos perdendo a capacidade de nos envolver pelos aspectos mais lúdicos da arte, seja ela qual for. Assim como o balé, a fotografia também é uma expressão artística de suma relevância. O excesso de "vida real" das redes sociais está deixando tudo literal demais? Onde está a poesia?

De qualquer forma, fica o alerta a respeito da sapatilha. Mas não sei se convém transformar tudo em cavalo de batalha, tanto de um lado quanto de outro. Um dos termos mais populares no Twitter hoje é uma pouco elegante sugestão de introduzir a tal sapatilha em determinada cavidade do corpo humano. Não é por aí...

Voltamos a qualquer momento com novas informações.