Topo

Chico Barney

Sósia do Roberto Carlos na mira da PF por supostos atos antidemocráticos

Sósia de Roberto Carlos homenageia Weintraub - Reprodução/YouTube
Sósia de Roberto Carlos homenageia Weintraub Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

16/06/2020 15h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O amigo leitor pode até não conhecer Roberto Boni, mas certamente já viu esse rostinho antes. Ou pelo menos um rostinho muito parecido. Boni trabalha como sósia do cantor Roberto Carlos, mas nas horas vagas é comentarista político em um canal conspiracionista do YouTube.

Mais do que isso, é eloquente defensor de um golpe militar, como apontou recentemente o blog Saída Pela Direita da Folha. "Chega, presidente Bolsonaro. Não aceite mais isso. O sr. não deve atender a essa gente [Congresso]. [...] O sr. é o chefe das Forças Armadas, pode muito bem resolver essa parada de vez, porque a nação está com o sr.", disse em vídeo de 25 de fevereiro.

Eis que a Polícia Federal deflagrou uma ação com mandados de busca e apreensão contra diversos investigados pelos recentes atos antidemocráticos. Um deles foi o cover do Rei.

Segundo consta, o objetivo é averiguar quem organiza e financia o esquema.

EMOÇÕES

No final do ano passado, Boni publicou uma peça audiovisual de quase 4 minutos demonstrando profunda satisfação graças a um elogio de Abraham Weintraub. "Mandou muito bem!", teria tuitado o ministro após prestigiar uma performance do cover em um karaokê. "Puxa... Viu o vídeo? Fico feliz. Avisa nosso presidente e a primeira-dama, assim também para nossa ministra Damares, que estarei a disposição para eventos... Um abraço... Uma ótima noite e fica com Deus."

Ao longo dos últimos meses, a faceta de sósia do Roberto Carlos foi dando cada vez mais espaço para o replicador de paranoias de cunho político—muito embora o visual continue semelhante ao look que o cantor ostentava em 1989.

Teorias da conspiração, medo do comunismo e compartilhamento de todos os principais influenciadores bolsonaristas dão o tom de suas páginas nas redes sociais. Cenas idílicas como a participação em show de Aguinaldo Timóteo ficaram no passado.

Pelo menos há o registro para a posteridade desta performance no Boi Bão em Praia Grande, litoral de São Paulo.

Voltamos a qualquer momento com novas informações