Topo

Chico Barney

Lacombe se reinventou como porta-voz bolsonarista durante período na Band

A deputada federal Carla Zambelli (PSL) e o jornalista Luís Ernesto Lacombe - Reprodução/Twitter
A deputada federal Carla Zambelli (PSL) e o jornalista Luís Ernesto Lacombe Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

25/06/2020 18h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que sabíamos a respeito de Luís Ernesto Lacombe até pouco tempo atrás? Durante anos, foi apresentador esportivo da Globo, com intervenções que destoavam do clima festivo de outros colegas da área. Sério e compenetrado, não fazia muitas brincadeiras nas passagens pelo Esporte Espetacular, Placar da Rodada e Bom Dia Brasil.

Demitido em 2017, na sequência comandou na Band um pitoresco programa de competição misturado com reality show, o esquecível Exathlon Brasil. Só voltou à atividade na televisão no ano passado, quando assumiu o matinal Aqui na Band ao lado de Silvia Poppovic.

Até então, pouco se sabia sobre o que pensava Lacombe a respeito das coisas do mundo. Como um clássico condutor de telejornais, limitava-se a ler as notícias.

Com o tempo, deixou mais clara a sua visão política e passou a atuar como um eloquente defensor do bolsonarismo na TV aberta. Dirigido por Vildomar Batista, famoso pelo trabalho no Hoje em Dia da Record, o programa teve vários episódios bastante controversos.

Em uma das passagens mais bizarras, promoveu um debate sobre "quem mandou matar Jair Bolsonaro", dando espaço para teorias conspiratórias e fatos "alternativos". O departamento de jornalismo profissional da emissora, é claro, não gostou.

Ao mesmo tempo em que é possível imaginar que alguns telespectadores se decepcionaram ao saber mais a respeito do pensamento vivo de Luís Ernesto Lacombe, é fato que também ganhou o apoio de um núcleo bastante engajado da sociedade.

Isso não se converteu em audiência para o programa, mas certamente orientará seus próximos passos profissionais. Será que está surgindo o Alex Jones brasileiro?

Voltamos a qualquer momento com novas informações.