Novos tempos: TV acaba com salários milionários
A forma de administrar o negócio televisão obedeceu transformações importantes nos últimos anos e deve continuar se modificando, até chegar ao que as emissoras passem a considerar como algo mais próximo da realidade.
As loucuras que, vez por outra, ocorriam na contratação de artistas desapareceram por completo. A última que se tem notícia foi a do Gugu, se mudando do SBT para Record, e Silvio Santos, no momento imediatamente seguinte, tirando Eliana e Roberto Justus da concorrente. Isso em 2009. De lá para cá não tivemos mais registros de casos parecidos.
Hoje, observa-se, todas as TVs trabalham em planos mais efetivos. Poucos atores de novelas, salvo raras e honrosas exceções, continuam com contratos de longa duração e isto muito mais na Globo, que possui uma verdadeira fábrica de produzir teledramaturgia. O SBT, de muito tempo, e a Record, mais recentemente, passaram a firmar compromissos por obra.
São movimentos, agora vistos como indispensáveis, para se ajustar a este novo tempo.
Natural também
Assim como no futebol e em tantos outros ramos de atividade, é justo um Pelé ganhar mais que os outros. Na televisão também continuará sendo assim.
Há aqueles que, além da audiência, agregam resultados comerciais importantes. Merecem ganhar mais.
E tem mais
Ana Paula Padrão, na Band, é o que pode ser citado como exemplo do momento. Acertou para fazer o “MasterChef”, o programa estourou e ela foi renovando por temporada.
Assim já é e, com certeza, assim será daqui em diante.
Nesta terça-feira (20), Padrão passa a comandar também a versão infantil do reality de culinária, já com segunda temporada confirmada em 2016.
Gozado isso
Nada que altere ou provoque oscilações mais fortes no dólar, mesmo porque já nos bastam as que estão acontecendo, mas a TV Globo adota um comportamento diferente nos seus telejornais.
Enquanto no “Hoje” e “Jornal da Globo”, na falta de alguém ao lado, um só basta, no “Jornal Nacional” sempre são dois. O máximo que acontece, mas em ocasiões bem especiais, é um na bancada e outro em externa.
Outra observação
Record e Band estão entre as que mais se queixam da falta de dinheiro, com os enxugamentos sempre decorrentes.
Mas, por favor, veja com seus próprios olhos. Assista uma das duas e verifique como elas têm os intervalos sempre cheios. Ou estão vendendo barato ou não estão falando a verdade.
Carta ao Neto
Paulo do Valle, neto do narrador Luciano do Valle, morto em abril de 2014, enviou uma carta ao comentarista da Bandeirantes, Neto, apresentador de “Os Donos da Bola”, pedindo para que ele cesse os ataques à Ponte Preta.
Segundo Paulo, as atitudes ultrapassaram ferozmente “o limite do aceitável de provocação clubística” – o profissional da Band é torcedor do Guarani.
O ponto alto de tudo aconteceu sexta, quando Neto resolveu marcar no ar uma briga com a torcida da Ponte. Disse que estaria em um compromisso num supermercado. O evento, obviamente, foi cancelado por motivos de segurança.
Pegou jeito
Os últimos capítulos de “A Regra do Jogo” revelaram que a novela tomou um rumo diferente e já está conseguindo segurar a atenção do público. Passou a rolar mais solta.
Está mais novela e menos cinema. Ainda mais aquele cinema que nem todo mundo gosta ou entende.
A propósito
O Brasil consagrou uma fórmula de fazer novela. Aqui e no mundo inteiro elas passaram a ser aceitas assim, na base do arrozinho com feijão bem temperado.
Quando alguém se mete a inventar e sair do 3 por 4, as consequências geralmente são ruins. Ainda bem, e esta não foi a primeira vez, que o João Emanuel Carneiro se tocou a tempo.
Melê na área - 1
A intranquilidade no RecNov ainda é a mesma, se não está um pouco maior.
Na semana passada, alguém da direção da Record ficou de reunir o pessoal e expor quais são os planos futuros. O encontro não aconteceu. Foi cancelado na última hora.
Melê na área – 2
Para complicar ainda mais o panorama das corridas, na quinta-feira a Record demitiu Marcelo Trindade, que era o diretor do RH no Rio. Ninguém foi colocado até agora no seu lugar.
E o que se tem como informação é que a tal reunião da semana passada agora vai acontecer entre amanhã e quarta-feira.
Inevitável
Aos autores encostados na Record, apreensivos, só resta esperar pelos acontecimentos e aguardar o que vem pela frente.
Segundo o que já se anunciou como oficial por aqui, e com “Escrava Mãe” como única exceção, só serão produzidas novelas religiosas daqui em diante. Quem não se enquadrar por aí terá problemas.
Bate – Rebate
· Gugu volta hoje de Portugal para decidir seu futuro na TV.
· Os ex-jogadores Amoroso e Fabio Luciano foram contratados pela ESPN...
· ... E irão se juntar ao Sórin no “Futebol no Mundo”, em dias de jogos da Champions League...
· ... Aliás, o programa, que era semanal, agora virou diário e tem oferecido um retorno interessante.
· Para virar essa edição da “Fazenda”, a Record tem que torcer e fazer seus pastores orarem para que a Mara permaneça...
· ... Fora ela, pelo que foi apresentado até agora, os demais não representam coisa nenhuma.
· O “Roda Viva”, da Cultura, exibe nesta segunda, às 22 horas, entrevista com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello...
· ... O programa foi gravado, só não sei se antes ou depois das declarações dele, pedindo as renúncias da presidente Dilma, do seu vice, Michel Temer...
· ... E do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, conforme publicado no “Painel” da Folha, na sexta-feira.
· Não há uma definição ainda se a Record planeja outra edição do “Cake Boss”, mas se houver tem que pensar numa maneira do Buddy Valastro se comunicar...
· ... Buddy não entende português, os participantes não entendem o que ele diz em inglês, e isso só compromete o ritmo...
· ... O programa é lento e sonolento. Convite para se recolher.
C´est fini
O cantor Daniel não irá integrar o elenco da próxima edição do “Show da Virada” na Globo. É ausência confirmada.
A gravação do especial, que em vez de Goiânia será em Salvador, ainda não tem data marcada.
Ivete Sangalo, Thiaguinho e Luan Santana já são nomes confirmados na edição do programa e a direção caberá ao Ricardo Waddington.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.