Topo

TVs usam falta de dinheiro para tentar encobrir falta de capacidade

Humoristas do programa "Encrenca", da RedeTV! - Divulgação/RedeTV!
Humoristas do programa "Encrenca", da RedeTV! Imagem: Divulgação/RedeTV!

Colunista do UOL*

24/11/2015 07h01

Seguindo apenas e tão somente uma linha de coerência, tudo o que aqui foi dito do “Encrenca”, da Rede TV!, e até um pouco mais deve ser falado do chamado “Só Risos”, da Band, algo que também foi inventado e está no ar para preencher vazios da sua programação. E, por favor, não usem falta de dinheiro como desculpa.

Se valer de vídeos da internet, dando-se exclusivamente ao trabalho de colocar uns dois ou três narrando o que não precisa ser narrado, só tem ressaltado a incapacidade ou a preguiça dessas e de outras emissoras em produzir algo melhor ou mais à altura dos seus telespectadores.

E vamos combinar que em se tratando de materiais do tipo, comprados a preço de banana, a internet tem em uma variedade e quantidade muito maiores.

Curvar-se atesta de forma única a insuficiência da televisão de hoje em procurar se diferenciar ou se afastar de um dos meios que mais tem concorrido com ela.

Tragédia anunciada
A saída do César Filho e o fim do “Notícias da Manhã” já preconizavam um futuro dos mais sombrios para o SBT na faixa das manhãs.
E o que se esperava como muito ruim, observa-se, ficou muito pior, a ponto de ontem, no começo do dia, tomar de 7 a 2 do “São Paulo no Ar”.

Que situação! – 1
Casemiro Neto, apresentador do “Que Venha o Povo”, diariamente, a partir das 11h30, na TV Aratu, foi levado a noticiar no programa a prisão do próprio filho, Rafael Cardoso, acusado de sonegação fiscal e fraudes em contrato.

Uma bronca em torno de R$ 75 milhões.

Que situação! – 2
Sem usar de qualquer demagogia, fazendo prevalecer apenas a sua obrigação profissional, Casemiro disse que quem erra tem que pagar.

Como jornalista, apenas cumpriu com seu dever profissional. Tinha a obrigação de dar a notícia e jamais se negaria a isto.

Querendo entender
César Tralli é bom, como Rodrigo Bocardi também é. No entanto, causa espécie e surpresa o fato do Rodrigo ser lembrado nas escaladas nacionais dos finais de semana e o Tralli não.

Alguém explica?

Xuxa confirmada
Está marcada para hoje, a gravação com a Xuxa, para a festa do amigo secreto do “Hoje em Dia”.

Ela vai sortear o nome de alguém. Até aí, está dentro do roteiro.

Ponto de interrogação
O que chama atenção até agora é a ausência do Gugu, que até agora não foi confirmada na gravação do “Hoje em Dia” do dia 14.

Na frente do nome dele, na lista dos participantes, aparece um ponto de interrogação.

Geraldo é dúvida
Outra presença não confirmada nesta festa da Record é a do Geraldo Luís.

Tudo ainda por causa daquele incidente, aqui reportado, com o programa do Rodrigo Faro. Na oportunidade, tentando esclarecer o problema de uma pauta, alguns dos seus produtores foram tocados aos berros para fora da sala pelo diretor Ignácio Coqueiro.

Curioso é que...
Chamado para se explicar junto à alta direção da Record, que só tomou conhecimento do fato por esta coluna, o diretor Ignácio Coqueiro negou tudo.

Disse que não gritou com ninguém e que não expulsou ninguém da sala. Pior é que acreditaram.

Consequência simples
A partir daquela data, Geraldo Luís simplesmente deixou de atender os chamados do Rodrigo Faro. Tomou, como alguém de caráter e boa índole, as dores do seu pessoal.

Por esta ou qualquer outra razão, talvez até falta de tempo ou bronca mesmo que ficou, os dois nunca mais se falaram

Menos mal
Nesse processo de terceirização já em prática na Record, observa-se que foram poucas as baixas anotadas no “Xuxa Meneghel”. Felizmente.

As entrevistas com os componentes foram finalizadas e a maioria será contratada pela Cygnus Media, produtora de Carla Affonso e Patrick Siaretta, que vem a ser filho de Arlete e Pedro Siaretta, da Casablanca.

Baixa sentida
No entanto, a equipe de Xuxa lamentou muito a saída do jornalista Tomer Savoia, que exercia a função de chefe de redação.


Savoia, que trocou o “CQC”, da Band, pela Record, era um das pessoas mais respeitadas do programa. A Cygnus, porém, optou por não contratá-lo.

Namorado da Iozzi
O jornalista Felipe Atra, também ex-“CQC” e atual namorado de Monica Iozzi, vai permanecer no “Xuxa Meneghel”.

A confirmação aconteceu na semana passada.

Aline e a Band
Na Band já disparam as apostas no nome de Aline Riscado, ex- “Domingão”, como uma das novas integrantes do “CQC” no ano que vem.

A sua frequência no programa também reforça essa possibilidade. Se bem trabalhada, acredita-se, ela poderá ser de grande utilidade.

Consultada sobre esse noticiário, Riscado não respondeu até o fechamento.



Bate – Rebate
·       A autora de “Os Dez Mandamentos”, Vivian de Oliveira, vai passar boa parte de dezembro em férias nos Estados Unidos...
·       ... A sua “base” por lá, apenas coincidência, será a mesma de Alexandre Avancini – Los Angeles...
·       ... Em janeiro, os dois darão início a “Os Dez Mandamentos – Parte 2”. 
·       Boni, Milton Gonçalves e Marcos Palmeira também gravaram depoimentos para o “Chico Eterno”, produção da TV Verdes Mares.
·       A TV Tropical, afiliada da Record em Natal, está batalhando mais horários locais para a transmissão do “Carnatal”, no dia 4 de dezembro...
·       ... O evento, com a participação de vários artistas e personalidades, é considerado o maior carnaval fora de época do Brasil.
·       E a propósito: o SBT vai ou não vai de carnaval na Bahia no ano que vem?
·       A pergunta cabe, porque a notícia que chega é aquele que foi o seu local de transmissão no passado, no ponto mais nobre do circuito, já deixou de ser...
·       ... O SBT perdeu o direito de utilizá-lo. Não me perguntem por quê?
·       A rádio-corredor, na Band, em edição extraordinária, informou que a festa de fim de ano dos funcionários está fora de qualquer cogitação.

C'est fini
Lamentável se constatar que as emissoras de TV, no geral, deram tão pouca importância e destaque às eleições na Argentina neste último fim de semana.

A cobertura se limitou a alguma coisa nos telejornais ou programas jornalísticos e olhe lá. Feriado prolongado e esquemas de plantão não podem servir de desculpas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery