Topo

SBT coloca como prioridade a construção de novos estúdios

Sede do SBT, à beira da Rodovia Anhanguera, em São Paulo - Reprodução/Facebook/SBT
Sede do SBT, à beira da Rodovia Anhanguera, em São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook/SBT

Colunista do UOL*

12/12/2015 07h01

O SBT é dono de um dos três maiores e mais completos complexos de estúdios da América Latina, que mesmo construídos há quase 20 anos, atendem quase que totalmente às necessidades da emissora. Perde apenas para as instalações da TV Azteca, obra de 2012, e para o Projac, da concorrente Globo.

Mesmo com um projeto avançado, o CDT da Anhanguera contempla dois únicos estúdios, por acaso os maiores, o 7 e o 8, para realização de novelas. Ou, como se projetou no passado, para a produção de uma novela de cada vez.

Na televisão aberta dos dias atuais, a busca por resultados melhores de audiência passou a ser ainda mais dependente de dois fatores muito bem definidos: jornalismo, que também engloba o esporte, e teledramaturgia. Não por mera casualidade, as três maiores redes são as que mais investem neste binômio.

Daí o interesse da direção do SBT em ampliar a sua base de novelas, com a construção de novos estúdios, em um local próximo a sua sede principal na Via Anhanguera.

Procura em curso
A busca por este local, área dentro de um raio de no máximo 30 Km do CDT, vem acontecendo há cerca de um mês e já existem alguns locais levantados. Novidades bem interessantes, em torno disso, poderão ser anunciadas antes de virar o ano.

Colocado como um assunto prioritário, há muita pressa em resolver.

Antes resistente
Silvio Santos, no passado, entendia que investir em novelas era jogar dinheiro fora, porque considerava a Globo imbatível nisso. Via como única opção recorrer às produções da Televisa.

E foi o que fez por muitos anos.

Descoberta de um caminho
O nosso herói, com o passar do tempo, foi vendo ou sendo convencido da maior importância que deveria destinar a este produto.

A descoberta das produções infantis, com "Carrossel", foi o estimulante que faltava. Hoje, incentivado por dona Iris, ele já coloca a produção de novelas como uma das prioridades.

Depende dele
Uma coisa não depende diretamente, mas poderá ajudar a outra.

A nova maneira de encarar as novelas deverá ser importante no momento de Silvio Santos avaliar este projeto de expansão da teledramaturgia no SBT. A viabilização de tudo dependerá da autorização dele.

Cada uma na sua
Nada com a vidinha de ninguém, mas passeando pelos sites é possível observar várias celebridades, entre sub e várias ex-BBBs, diariamente em fotos descontraídas em praias ou lugares paradisíacos.

Haja tempo e dinheiro para patrocinar tanta folia.

Pior é que...
A maioria das senhoras em questão usa como segredo mostrar nas marquinhas do biquíni.

Todo santo dia é a mesma coisa e a vitrine não é tão variada assim.

Festa da firma
Gugu Liberato retornou aos estúdios da Record na segunda-feira, para gravar a mensagem de fim de ano ao lado de vários companheiros da casa.

Tudo em chroma key. A ideia, na finalização, é colocar várias caixas de presentes atrás. A ideia é passar, o quanto possível, uma mensagem de paz e harmonia.

Bom momento
Com menos de dois anos no ar (a estreia foi em 28 de abril de 2014), o "Repórter Record Investigação", comandado por Domingos Meirelles nas noites de segunda-feira, já coleciona sete prêmios importantes na emissora, entre eles, o "Tim Lopes de Jornalismo Investigativo" e "Vladimir Herzog".

Que mal pergunte
O mundo quer saber por que a dublagem dos funcionários árabes de "Aeroporto de Dubai", no National Geographic Channel, é feita com sotaque de árabes falando português?

Seria cômico, não fosse ridículo.

Fator importante
Uma outra razão, entre as principais, que também acelerou o fim do "CQC" foi a falta de investimentos no programa.

Já de algum tempo existem débitos da Band com a produtora Eyeworks, ao que, até de maneira natural, acabou comprometendo a sua qualidade de produção.

Especial do SBT
Ontem começou e hoje terminam as gravações do especial “Mansão Bem Assombrada”, com direção do Ricardo Mantoanelli, que o SBT levará ao ar na noite do dia 30.

Marlei Cevada e Danilo Gentili lideram o elenco.

Vou de moto 
Sérgio Mallandro, Marcello Novaes e Marcos Pasquim participam do "Estrelas", neste sábado, na Globo.

Angélica e os convidados se juntam ao grupo de motociclistas Harley Dogs e, além de conhecer o universo das motos e viagens em grupo, saem juntos para um passeio do Recreio ao Grumari, no Rio.

Bate – Rebate

• O que se informa é que já foram mais cordiais as relações entre Ticiane Pinheiro e Ana Hickmann...
• ... O "Hoje em Dia", pelo panorama das corridas, poderá ficar pequeno para as duas.
• Transferida, por causa das eleições no ano que vem, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari continua, mais do que nunca, nos planos da Globo...
• ... Os dois autores, inclusive, não chegaram a paralisar o trabalho por causa do adiamento...
• ... E a teledramaturgia da Globo confirma que a sua estreia irá mesmo acontecer logo após a exibição de "Velho Chico".
• Está havendo um empenho muito grande por parte da Casablanca para acelerar o processo de produção de "Os Dez Mandamentos - Parte 2".
• ... Mas não está fácil. São vários os problemas que ainda faltam tirar da frente...
• ... De qualquer maneira, a reabertura do antigo RecNov, agora sob nova direção, continua confirmada para o próximo dia 4.
• Roberto Justus encerrou a oitava edição de "A Fazenda", com um "até a nona", abrindo a possibilidade de uma próxima no ano que vem...
• ... É preciso, então, avisar ao pessoal da Record, que continua tirando todos os equipamentos de Itu. O que lá estava, há mais de 8 anos, está sendo retirado agora.

C'est fini
Toda a reestruturação que a Bandeirantes vem realizando em seus interiores, segundo pessoas muito próximas da sua alta cúpula, finalmente chegará ao até agora intocável quarto andar.

Outras promessas parecidas já aconteceram, mas não foram cumpridas. Dizem, no entanto, que não tem erro. Vai acontecer mesmo.

Esta santa coluna não poderia terminar sem deixar seus cumprimentos a Silvio Santos, hoje completando mais um aninho de vida. Parabéns!

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery