TV e Famosos

Difícil, para não dizer impossível, entrada da Turner no futebol brasileiro

Eduardo Knapp/Folhapress.
Corinthians foi o campeão do último Campeonato Brasileiro Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress.
Arte/UOL
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

18/01/2016 07h01

Que o desejo da Turner, via Esporte Interativo, é entrar com tudo no campo dos direitos esportivos não chega a ser nenhuma novidade. A compra da Liga dos Campeões, ainda sem nenhuma condição de transmitir, já foi uma demonstração disso.

Agora, como próxima atração, dirigentes esportivos – e só eles por enquanto – falam do interesse da empresa americana em entrar na concorrência para a compra de todo o pacote do Campeonato Brasileiro, período 2019 a 2024. Nos bastidores do futebol, verifica-se, este já é um assunto frequente nas rodinhas de discussão.

Até aí, nada contra, desde que exista legitimidade na disputa. O problema é saber se até lá a Turner terá condições de encarar um desafio tão grande. Tudo indica que não, a começar pela sua base de assinantes, incapaz de gerar um volume tão alto de dinheiro como é necessário para a transmissão de um evento desse tamanho.

Hoje, em todas as plataformas, a Globo paga em média R$ 80 milhões por time entre as 20 equipes que disputam só a Série A do campeonato brasileiro. Uma conta que nunca fecha abaixo de R$ 1,5 bi por temporada, com despesas operacionais à parte. 

Será que em dois ou três anos a Turner já terá condições de bancar uma operação deste porte? Ou reunirá meios para oferecer necessária reciprocidade comercial à altura? Difícil, para não dizer impossível.

Traquitana
Deixando a Globo aberta fora disso, considerando apenas os canais da Globosat na TV fechada, a transmissão dos canais SporTV e Premiere do futebol e outras modalidades esportivas sempre se constitui em um enorme desafio operacional.

Gerar, ao vivo, em muitas ocasiões até 10 competições ao mesmo tempo, é um trabalho que, antes de tudo, exige muita competência.

Passando a limpo
Na Record, a abertura de um segundo horário de novelas, mais especificamente para a exibição da inédita "Escrava Mãe", não passa de uma simples possibilidade.

Não existe nenhuma decisão sobre isso até agora.

O que está certo
Na Record, havendo ainda certo cuidado para falar sobre data, o que se tem como oficial é que a reprise de "José do Egito", no horário religioso da teledramaturgia, irá até meados de março.

Nada é assegurado, por enquanto, que "Os Dez Mandamentos - Parte 2" entrará imediatamente após o seu encerramento.

Depois do Carnaval
Como tantas outras zilhões de coisas no Brasil, as gravações do "MasterChef", neste 2016, também só irão começar depois do Carnaval, com o mesmo time, Ana Paula Padrão e o trio de jurados.

O programa que em 2015 apresentou 18 episódios, agora terá 25.

Divulgação/TV Globo
Pabllo Vittar e Regis Paulino, da "Serial Funkers" são os novos vocalistas da banda do "Amor & Sexo" Imagem: Divulgação/TV Globo
Banda Amor & Sexo
A Globo deu uma repaginada na parte musical do "Amor & Sexo", da Fernanda Lima, que volta ao ar neste próximo sábado, 23.

A nova "Banda Amor & Sexo", com 11 componentes, tem como vocalistas Regis Paulino, da "Serial Funkers" (ex-"SuperStar"),  e Pabllo Vittar, drag queen. Os dois na foto com Fernanda Lima.

Locação
A produtora Floresta, responsável pela realização do "Power Couple", novo reality de casais da Record, ainda não tem um local definido para servir de locação do programa.

Está resolvido, de forma definitiva, que não será na fazenda de Itu.

Assuntando
Franz Vacek, número 1 do jornalismo da Rede TV!, passou os últimos dias em Nova Déli, analisando a possibilidade de futuras parcerias.

Segundo ele, a televisão indiana, que transmite para 20 idiomas diferentes, tem observado progressos importantes em todos os setores e digno de ser acompanhado de perto.

Participação importante
Boa parte do "Cidade Alerta", imediatamente após a volta do Marcelo Rezende, com cara e jeito de "O Povo na TV", vai rodar o tempo praticamente todo com a participação da Fabíola Gadelha.

Será sempre dela, com apoio do apresentador titular, a reportagem principal do programa.

Razão de ser
A ideia de otimizar a participação da Fabíola no "Cidade Alerta", apostar as fichas nela, partiu do próprio Marcelo Rezende em conversa com o vice de jornalismo Douglas Tavolaro.

Os dois entendem que, com este novo modelo, ela terá agora condições de apresentar o melhor do seu trabalho. Render tudo o que pode.

Equipe de apoio
Luiz Fernando Carvalho, diretor de "Velho Chico", já definiu o grupo que irá colaborar com ele nas gravações da novela.

Os escolhidos são Carlos Araújo, Gustavo Fernandez, Antônio Karnewale e Philippe Barcinski. Substituta de "A Regra do Jogo", "Velho Chico" estreia em março.

Edu Moraes/Record/Divulgação
Jornalista Álvaro José Imagem: Edu Moraes/Record/Divulgação
Oficial
O jornalista Álvaro José oficializou na última sexta-feira sua saída da TV Record e já acertou sua volta à TV Bandeirantes.

Ele terá uma participação muito importante nos trabalhos da Olimpíada do Rio e de outros grandes eventos que serão transmitidos ainda este ano, como atletismo e ginástica.

Bate – Rebate

•        Rolou uma série de comentários na Globo sobre suposto pedido de demissão da autora Márcia Prates - que foi afastada da novela "Liberdade, Liberdade", conforme nota do jornalista Daniel Castro ...
•       ... Consultada, a Globo informou à coluna que esses boatos não têm a menor procedência...
•       ... "Liberdade, Liberdade" se transformou numa grande dor de cabeça. Muitos entendem que a casa deveria abortar o projeto.
•       Mariana Ximenes, Malu Mader, Ellen Rocche e Carolina Ferraz estão bem adiantadas nos testes de figurino para "Haja Coração"...
•       ...No caso da Ximenes, ela tomou a iniciativa de procurar alguns figurinos, que depois serão avaliados pela casa...
•       ... Os trabalhos de preparação desta próxima novela das 19 horas serão acelerados.
•       Rafael Cardoso, recém-saído de "Além do Tempo", fará "À Flor da Pele", a próxima novela de Glória Perez na faixa das 21h.
•       O diretor de televisão, Márcio Tavolari, está com nova Oficina de Apresentadores voltada para modelos, atores e radialistas com interesse em aprender técnicas para desempenho da função...
•       ... Gente boa como, Gianne Albertoni, Carol Castelo Branco e Renata Kuerten, saíram dos seus cursos.
•       Segunda temporada de "Lili, a ex", com Maria Casadevall, estreia em março no GNT.

C´est fini

A Rede TV!, também neste 2016, ficará encarregada de transmitir os jogos da Série B do campeonato brasileiro, com exclusividade na TV aberta.
Está tudo acertado com a Globo. Aliás, existem planos para se ampliar a faixa esportiva dos sábados.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos

Topo