TV e Famosos

Televisão nenhuma do mundo tem outro Silvio Santos

Reprodução/SBT.com.br
Silvio Santos é único no mundo Imagem: Reprodução/SBT.com.br
Arte/UOL
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

20/02/2016 07h01

Silvio Santos tem entre as suas principais virtudes, primeiro, a vontade de trabalhar – poucos na sua idade e na situação que chegou na vida continuariam na ativa, com a mesma determinação e dedicação.

Mas, mais que isso, como outro fator que acaba contrariando o modus operando da televisão dos dias atuais, ele faz um programa de quatro horas tão somente às custas da sua própria figura. 
 
Ele é o quadro; ele, o apresentador; ele, o animador e ele, às vezes, o próprio participante. O que existe, ou o que nos é passado como “quadro dos pontinhos”, “não erre a letra”, “gincanas”, “para ou continua”, além de outros, servem de escada ou de importância próxima do irrelevante diante do que o nosso herói representa no ar.
 
O que vale de verdade, o que conta audiência e sempre alcança repercussão junto às suas colegas de trabalho, o telespectador em casa e à imprensa no geral é a sua própria figura. Ou o que ele fala e ninguém mais se atreve a dizer em televisão nenhuma do mundo.
 
Vai por mim que é um caso raro. Aqui e em qualquer outro lugar.
 
Deve-se louvar
A organização da teledramaturgia da Globo e a nova forma de trabalho implantada por Silvio de Abreu, em sua direção, já se refletem nos resultados.
 
Hoje todos sabem o que fazer e quando fazer. Está tudo muito bem estabelecido. E organizado.
 
Decisão 
Alexandre Avancini não irá se afastar de novela nenhuma para dirigir o filme do bispo Edir Macedo. O estabelecido é que a sua prioridade será completar a trilogia bíblica, desde “Os Dez Mandamentos”, 1 e 2, até “A Terra Prometida”. É o que esclarece a Record. 
 
Outra coisa 
A própria Record, depois de certa resistência, agora já admite como completamente impossível estrear a segunda parte de “Os Dez Mandamentos” em março. Não existe a menor condição para isso. A informação oficial é que o lançamento acontecerá em abril. As gravações, tudo indica, começam na segunda-feira, 22.
 
Ficha em cima
Há uma aposta muito forte da Record na Casablanca, a quem todos os trabalhos foram entregues, entendendo que a experiência da produtora e finalizadora será importante no encurtamento de alguns caminhos. Ainda assim nada pode ser esperado para o próximo mês, como esclarece a própria Record. 
 
Só como exemplo
Temos aí a próxima novela das 21h da Globo, “Velho Chico”, do Benedito Ruy Barbosa, com estreia em 14 de março. Para se ter uma ideia, o diretor Luiz Fernando Carvalho iniciou os trabalhos dela há cinco meses e a agenda continua bastante apertada, sem direito a folga para ninguém.
 
Divulgação/TV Globo
Mônica Iozzi participa do "Caldeirão do Huck" deste sábado, como convidada do quadro "Memória Fotográfica", no qual atores e anônimos reproduzem alguma foto marcante da infância Imagem: Divulgação/TV Globo
 
E outro
“Haja Coração”, do Daniel Ortiz, substituta de “Totalmente Demais”, também da Globo, começa a ser gravada neste fevereiro, mas para estrear em maio. 
 
Novela é um brinquedo caro, que demanda cuidados. Se levar de qualquer jeito, paga um preço alto na frente.
 
Come e dorme
Tanto o “BBB” quanto “A Fazenda” proporcionam aos seus participantes oportunidades de movimentar o corpo, através de portas ou mesmo dos equipamentos para ginástica.
 
Mas é de chamar atenção a facilidade da maioria em engordar. Será que existe uma estatística do peso de cada um, na entrada e o da saída?
 
Reportagem especial 
O “Domingo Espetacular”, da Record, terá como destaque em sua edição de amanhã, um trabalho que mobilizou equipes de São Paulo, com Heleine Heringer e Eder Fritsch, Rio, Bahia e Santa Catarina sobre o comércio ilegal de cabelos.
 
O programa fala sobre o alvo dos ladrões e como funciona o contrabando internacional, no qual pequenas mechas podem valer até R$ 5 mil. A coordenação da reportagem é de Pablo Toledo.
 
Próxima atração
“À Flor da Pele”, da Glória Perez, ainda título provisório, deve iniciar suas gravações em janeiro que vem. Na fila das 21 horas, com direção de Rogério Gomes, a novela já começa a ter o seu elenco escalado.
 
Lilia Cabral, Tiago Abravanel, Paolla Oliveira, Rafael Cardoso e Deborah Secco já aparecem como nomes prováveis.
 
Entrevista
Moacyr Franco será uma das atrações deste sábado do “Programa Raul Gil” no SBT, a partir das 14h15. Uma entrevista especial. 
 
Dentre os temas abordados, ele comentou a investida no mundo político. “Eu entrei para política porque eu estava bêbado”, brinca, ao ser questionado por Raul. Moacyr também aproveitou o espaço para garantir que não tem nenhum problema com Gorete Milagres, a Filó. 
 
Rodrigo Belentani/Divulgação
Moacyr Franco falou sobre vários assuntos como política e seu relacionamento com Gorete Milagres Imagem: Rodrigo Belentani/Divulgação
 
Bate – Rebate
  • Foi bem o Fox Sports, terça-feira, com a exibição exclusiva de River Plate e Palmeiras, na Libertadores. O confronto garantiu o 1º lugar no ranking de audiência entre todas emissoras de TV paga.
  • A estreia da quinta temporada do “Vai pra Onde?”, do Brunno de Luca, com gravações em Cuba está prevista para julho no Multishow.
  • Neste sábado, o Canal Brasil estreia, às 21h30, a 5ª temporada do “Anima Mundi Brasil”, com o que há de melhor na animação do nosso país.
  • A composição da Tancinha, em “Haja Coração”, exigiu um extra da Mariana Ximenes...
  • ... Desde testes de maquiagem e mudança de cabelo, ela também terá um figurino bem avançado...
  • ... Nos cortes e cores.
  • Letícia Spiller já leu a sinopse e se interessou, mas ainda não pode ser confirmada a sua presença na novela “Arigatô Amore Mio”, do Walther Negrão...
  • ... Quanto à Julia Lemmertz, sim, foi tudo acertado. Ela está dentro...
  • ... Aliás, ainda de “Arigatô Amore Mio” a diferença de idade entre os dois protagonistas não fará diferença...
  • ... Giovanna Antonelli é seis anos mais velha que Bruno Gagliasso.
  • “A Liga”, da Band, em nova temporada, terá gravações em quatro frentes.
 
C'est fini
Como toda novela do SBT e naquilo que se refere a “Cúmplices de um Resgate”, a ordem é continuar e esticar seus capítulos o máximo possível. 
 
A data fixada para o seu encerramento é outubro, só que existe a chance de continuar até um pouquinho mais.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau! 
 
*Colaboração José Carlos Nery

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos

Topo