Topo

Depois do programa do Jô, Globo também acaba com "Planeta Extremo"

Equipe do "Planeta Vermelho" durante a cobertura do terremoto no Nepal - Divulgação/TV Globo
Equipe do "Planeta Vermelho" durante a cobertura do terremoto no Nepal Imagem: Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

11/03/2016 07h01

Além do Jô Soares, que só continuará até o fim deste ano, o "Planeta Extremo", do Clayton Conservani e Carol Barcellos, também está se despedindo da programação da Globo.

Foi decidido que a atual temporada será a última e todos os seus integrantes serão realocados em outras áreas do jornalismo. Apesar da audiência sempre positiva, houve a decisão de descontinuar o programa, devido ao seu alto custo de produção.

É um produto que deixa uma história das mais positivas, inclusive concorrendo a prêmios internacionais, enquanto foi ao ar como quadro do "Esporte Espetacular" ou "Fantástico" e depois em formato de grade.

Em meio a tudo, em 2015, veio um momento que marcou para sempre a sua trajetória, ao documentar o terremoto que atingiu o Nepal, matando mais de 10 mil pessoas. A Globo, com o pessoal do "PE", foi a primeira equipe de TV estrangeira a entrar com informações ao vivo.

A decisão já foi oficialmente comunicada a todos.

Outro lado
Sobre o fim do "Planeta Extremo", a assessoria da Globo enviou a seguinte resposta:

"O Planeta Extremo nunca teve uma regra de periodicidade, nem formato, nem temporadas predeterminadas. Ele nasceu como um quadro do 'Esporte Espetacular', passou a ser exibido no 'Fantástico', ganhou um programa próprio e há duas temporadas ganhou uma nova participante, a Carol Barcellos... Este ano, os esforços da nossa equipe esportiva estão voltados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O fato de não termos decidido ainda por uma próxima temporada em 2017, não quer dizer que o ‘Planeta Extremo’ não volte em outro formato'".

Vamos combinar
Poucas vezes a Globo usou de tanto capricho nas chamadas de uma novela como está fazendo agora com "Velho Chico". Fotografia de primeiro mundo.

A beleza das imagens também contribui.

Cuidado que precisa
Como em toda novela com mais de uma fase, a produção da Globo desdobrou cuidados em "Velho Chico" na troca que se observará em seus elencos.

Além do aspecto físico, pretende-se nivelar o padrão de interpretação ao mais próximo possível. No passado já existiram problemas sérios com isso.

Aí nada muda
Num passado não tão distante assim, a direção da Record até estudou a possibilidade de separar a Sabrina Sato do Marcos Mion das noites do sábado.

O desejo de mudar o programa dela para as sextas-feiras foi cogitado e esteve bem próximo de acontecer, mas hoje esta hipótese não existe mais. Os dois, pelo menos durante todo este ano, serão mantidos em seus horários atuais.

O que pode acontecer
O que existe de estudo na Record, ainda com relação ao sábado, é a faixa da tarde.

Ali, sim, se pretende fazer alguma coisa. O programa do Sérgio Marone, talvez, mas tudo ainda dependendo de uma análise mais cuidadosa.

Voltou o primeiro
A Globo bateu o martelo e "Sol Nascente" vai prevalecer como título definitivo da substituta de "Êta Mundo Bom" na faixa das 6.

"Arigatô Amore Mio", que chegou a ser anunciado, recebeu grande quantidade de votos contrários.

Então ficou assim
Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires serão os autores titulares de "Sol Nascente".

Jackie Vellego e Fausto Galvão serão os colaboradores.

Gravações marcadas
A versão internacional da série "Supermax", com Bruno Gagliasso como protagonista, será inteiramente gravada nos estúdios da Globo, no Rio, entre os meses de abril e maio, com direção do argentino Daniel Burman. O ator espanhol Santiago Segura, de "Círculo de Fogo", será outra novidade deste elenco.

A primeira temporada terá 10 episódios, ainda sem data fixada para exibição.

Reprise
No ano passado, 20 dias depois de fazer a festa da sua nova programação, usando o Rafinha Bastos como um dos animadores da ocasião, a Bandeirantes acabou com o "Agora é Tarde" e mandou ele embora.

Agora, menos depois de uma semana do almoço que teve a mesma finalidade, é anunciada a saída do Dan Stulbach.

Mas vamos combinar
Essa passagem do Dan Stulbach pela Band apresentando o "CQC" não acrescentou rigorosamente nada na sua vida e carreira. Ao contrário.

Entre outros estragos, acabaram com o programa bem na vez dele. Sempre difícil de aceitar e de apagar. Igual ao que acontece com técnico de futebol quando o time é rebaixado.

Ângela Maria no "Altas Horas" - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Ângela Maria no "Altas Horas"
Imagem: Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Ninguém menos
No "Altas Horas" deste sábado, Serginho Groisman vai contar com a participação de Ângela Maria, considerada pela maioria como uma das maiores intérpretes da música brasileira.

Os nomes de Sérgio Guizé e do comentarista esportivo Juliano Belletti também constam na relação dos convidados.

Bate – Rebate

• A Globo escolheu Ilha Grande, em Angra, para as gravações de "Sol Nascente".
• E também definiu Paraty como uma das locações de "Sagrada Família", da Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.
• E assim como "Velho Chico", a sua sucessora, "Sagrada Família", também será em duas fases.
• Andrea Beltrão, depois de muito tempo dedicada ao "Tapas & Beijos", só voltará a fazer televisão no ano que vem...
• ... Aliás, na Globo já se dá como certa a sua escalação numa novela de Lícia Manzo para o horário das 11 da noite.
• No sacrifício, Fábio Assunção usará gesso até o fim das gravações de "Totalmente Demais".
• Continua previsto para julho o início das gravações do "Brasil a Bordo", nova série do Miguel Falabella na Globo...
• ... O que não existe ainda é uma data para a sua exibição.
• "Em Nome da Lei", novo filme do diretor Sergio Rezende, já tem seu lançamento confirmado para o dia 21 de abril...
• ... Nos papéis principais, Paolla Oliveira, Mateus Solano e Chico Diaz.
• Os colegas de "A Regra do Jogo" apostam que Ascânio, Tonico Pereira, vai terminar como novo líder da facção. Depois do Tio, Pai, o Avô. Será?

C'est fini

A Band marcou para a próxima sexta-feira, dia 18, logo após a reprise do "Pânico", a estreia da nova temporada do programa "O Mundo Segundo os Brasileiros".

Esta próxima edição levará os telespectadores a diferentes destinos como Tanzânia, Patagônia, Caracas, Cusco, São Tomé e Príncipe, entre muitos outros lugares do planeta.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery