Topo

Enrolação pura: nada mais justifica a existência de novelas tão longas

"A Regra do Jogo", que terminou nesta sexta, teve 173 capítulos - Pedro Curi/TV Globo
"A Regra do Jogo", que terminou nesta sexta, teve 173 capítulos Imagem: Pedro Curi/TV Globo

Colunista do UOL*

12/03/2016 07h01

Quando a Globo resolve examinar a possibilidade de diminuir a duração das suas novelas, verifica-se que por trás de tudo existem aspectos altamente positivos e razões que irão ao encontro de uma nova realidade.

Levar qualquer delas sempre acima dos 150 e geralmente abaixo dos 200 capítulos foi a conclusão de uma análise, feita há muito tempo, a de espaçar ao máximo possível o tempo de exibição para diluir os custos de produção.

O mundo girou zilhões de vezes depois disso e hoje outros métodos, com a mesma eficácia, se tornaram possíveis para atingir o mesmo fim e sem se valer de uma quantidade tão grande.

"A Regra do Jogo", só como exemplo e porque nesta sexta-feira concluiu a sua exibição, é o tipo do trabalho que com um máximo de 100 capítulos teria um tamanho absolutamente adequado em vez de chegar aos seus 167.

A diferença ou "barriga", com toda certeza, foi um excesso, que acaba jogando contra, como agora se demonstrou novamente.

Sistema diferente
Hoje, ao fim de "A Regra do Jogo", é possível afirmar que a sua narrativa não teve o mesmo dinamismo de "Avenida Brasil", também do João Emanuel Carneiro.

Ao contrário daquela, foram muitos os momentos em que a história não saiu do lugar ou acabou se repetindo. Basta verificar quantas vezes, quase todos os seus personagens, se viram às voltas com situações parecidas.

Processo de criação
Bruno Gagliasso já está completamente envolvido na criação do seu personagem, um transexual na série "Supermax".

Trabalho que está levando o ator a perder um pouco de peso e um pouco de músculos.

Repórter Lívia Raick, do SBT - Reprodução - Reprodução
Repórter Lívia Raick, do SBT
Imagem: Reprodução
Violência – 1
Uma equipe do SBT, liderada pela repórter Lívia Raick, conseguiu escapar de uma tentativa de assalto, quarta-feira, no Itaim Paulista, durante gravação de uma matéria das enchentes.

Foram momentos de intenso nervosismo e que poderiam terminar em tragédia

Violência – 2
Lívia Raick conta como tudo aconteceu: "eles encurralaram nossa equipe, o que nos obrigou, depois da fuga, a rodar sozinhos dentro da favela, sem que a polícia pudesse nos ajudar. Segundo a própria PM, um morador havia feito uma ligação avisando que nossa equipe corria perigo lá dentro...

Estávamos lá para mostrar os estragos da chuva e fomos obrigados a parar nossa matéria, com a chegada dos bandidos. Vivemos momentos de pânico! Para o nosso alívio, estamos bem! Mas fica uma tristeza enorme... É nossa profissão..."

Nada foi levado e, felizmente, ninguém se machucou. Desta vez, não passou de um susto. E que susto.

Passando a limpo
Dan Stulbach, efetivamente, assinou sua rescisão na Band na última quinta-feira. Para todos os efeitos, o compromisso de exclusividade não existe mais.

No entanto, ainda está de pé o projeto de uma série, que tem por título "A História não Escrita do Brasil", em 4 capítulos, que a Band irá exibir em novembro.

Princípio de incêndio
Existiu, sim, um ligeiro estremecimento do Benedito Ruy Barbosa com o diretor Luiz Fernando Carvalho, ainda no início dos trabalhos de "Velho Chico".

Algo que agora os dois preferem definir com "um mal-entendido já superado". Na boa, mesmo.

Angélica, Fabiana Karla e Luciano Huck em navio da Disney - Divulgação/Todd Anderson/Disney Cruise Line - Divulgação/Todd Anderson/Disney Cruise Line
Angélica, Fabiana Karla e Luciano Huck em navio da Disney
Imagem: Divulgação/Todd Anderson/Disney Cruise Line
Bastidor
O "Estrelas", da Angélica, gravou na Disney e no navio Disney Dream uma série de três programas, que irá ao ar a partir do próximo sábado.

Na edição de hoje, serão apresentados trechos do que foi preparado, inclusive sobre a participação de vários convidados, entre eles, Fabiana Karla e Luciano Huck.

Vale esclarecer
A teledramaturgia da Globo continua evitando escalação de atores em trabalhos seguidos.

A exceção será Tarcísio Meira. Está confirmado no elenco de "Sagrada Família", mesmo com a sua participação, pequena e rápida, em "Velho Chico". Como se sabe, uma entrará na sequência da outra.

Chamada
No começo da próxima semana, segunda e terça, a Bandeirantes pretende gravar as chamadas de Roland Garros, com o pessoal que estará envolvido na sua cobertura.

Uma academia de tênis, em São Paulo, vai servir de locação.

Camila Queiroz entre seus dois "amores" em "Êta Mundo Bom" - Divulgação/Estevam Avellar/TV Globo  - Divulgação/Estevam Avellar/TV Globo
Camila Queiroz entre seus dois "amores", Klebber Toledo e Anderson Di Rizzi, nos bastidores da novela "Êta Mundo Bom", da Globo
Imagem: Divulgação/Estevam Avellar/TV Globo
No ponto
Entre o teste e alguns pilotos gravados, Maíra Charken está no ponto para estrear no "Vídeo Show", já na edição da próxima segunda-feira.

Foi uma disputa intensa nos bastidores entre várias candidatas, mas há o reconhecimento que o seu desempenho acabou sendo o melhor.

Bate – Rebate
• Idealizador do projeto social "No Palco da Vida", no Rio, o ator Wal Schneider conversa neste sábado com Sandra Annenberg no "Como Será?"(Globo). 
• Neste domingo, no "Preto no Branco", do Canal Brasil, às 21h30, vai ao ar uma entrevista da Fernanda Torres ao Jorge Bastos Moreno.
• Das mais corajosas a série de reportagem do Fábio Diamante e Ronaldo Dias nos presídios brasileiros do norte do país, apresentada no "SBT Brasil"...
• ... O bom jornalismo agradece...
• ... Curioso é como uma televisão consegue registrar tantas e tamanhas irregularidades, que as autoridades não conseguem enxergar.
• O "Metrópolis", da Cultura, neste domingo recebe Gregório Duvivier, para falar da peça "Portátil", em cartaz no Teatro J.Safra, em São Paulo. 
• Confirmado: na segunda-feira, a Brasil Rádio, do Grupo Bandeirantes, entra em operação em Orlando, Estados Unidos...
• ... É o start de um plano que o diretor Mario Baccei pretende estender para outras regiões onde existam muitos brasileiros vivendo...
• ... No próprio Estados Unidos ou fora de lá.
• O Fox Life confirma para o próximo dia 28 a estreia do reality  "Corte e Costura" com Alexandre Herchcovitch.
• O canal Gloob e a Globo Filmes se unem para expandir a oferta de conteúdo infantil brasileiro para além da TV.

C'est fini
A partir de 21 de março, a novela "Meu Bem, Meu Mal", e os seriados "Malhação" e "Sandy & Junior" poderão ser assistidos, também, no Viva Play.

Cada capítulo estará disponível sempre uma hora após a exibição no canal. O conteúdo ficará arquivado na plataforma até trinta dias após o fim da exibição completa da temporada no Viva.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery