Topo

TV Brasil também é vítima da velha e nociva ação entre amigos

Colunista do UOL*

11/05/2016 07h01

No momento em que estão fazendo de tudo e mais um pouco para quebrar o país, na televisão, naquelas com ingerência política, o bastidor também é dos mais traiçoeiros e truculentos.

No último dia 3, conforme publicação no Diário Oficial da União, Ricardo Melo foi nomeado pela presidente Dilma, para ocupar a presidência da EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, com mandato de quatro anos.

Ricardo é um homem do mercado, competente, mas o grande favorito para o posto era Mauro Maurici, ex-presidente da Ceagesp, que já foi prefeito de Franco da Rocha pelo Partido dos Trabalhadores.

Ontem, foi a posse do novo presidente, mas antes mesmo de assumir as funções, na última sexta-feira, ele demitiu Laerte Braga, o coordenador do departamento jurídico em São Paulo. Para o seu lugar foi designado Aguinaldo Balon, indicado por Maurici, que estava como gerente executivo em Brasília, mas com passagem também pelo Ceagesp.

A velha e nociva ação entre amigos está espalhada em todos os setores. Como se vê, nem a coitada da televisão escapa.

Vamos acertar

A coluna pisou e pisou feio na bola naquilo que foi dito da dupla Simone e Simaria. Primeiro que elas não têm nada de sertanejo. São do forró.

E estão na estrada há muito tempo. Confirmada mesmo é a intenção das duas de comprar um avião para facilitar os compromissos da agenda.

Trabalho de gente grande

A produção do "Caldeirão", do Luciano Huck, fez um trabalho de gente grande e foi nos detalhes na homenagem prestada ao Tom Cavalcante, convidado do "De Volta ao Passado". Em breve, no ar.
Se deram até ao capricho de construir uma réplica dos estúdios da rádio Verdes Mares, do Ceará, onde o Tom começou a carreira e onde recebeu o velho companheiro Nonato Albuquerque.

Ação na Justiça 

A atriz Íris Bruzzi, em 2007 - João Cordeiro Jr/Folhapress - João Cordeiro Jr/Folhapress
A atriz Íris Bruzzi, em 2007
Imagem: João Cordeiro Jr/Folhapress

Iris Bruzzi, de 82 anos, obteve a primeira vitória numa ação contra a Record, conforme a Sentença da Juíza de Direito Heloisa Juncken Rodrigues, da 72ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

A decisão obriga a emissora a reconhecê-la como ex-funcionária, fazendo anotações em sua carteira de trabalho, e a pagar obrigações trabalhistas não cumpridas de 2006 a 2014, além da reposição de reajustes salariais. O valor da indenização ainda será calculado.

A Record, consultada, não respondeu.

Cadeia de 3 - Parte 1

A Record está diante de algumas situações bem delicadas. A primeira delas é o seu domingo, depois do imprudente afastamento do Geraldo Luís.

O "Domingo Show" tinha a cara do Geraldo. Não tem a cara do Bacci. E o Bacci nessa, por irresponsabilidade da Record, entrou de "Pilatos no Credo". Sem ter nenhuma responsabilidade no caso, pode sair como principal prejudicado.

A caída do "DS", se não for interrompida, irá comprometer o programa do Faro e o "Domingo Espetacular".

Cadeia de 3 – Parte 2

A estreia de "Escrava Mãe", do jeito que vai acontecer, tem tudo para ser outro tiro no escuro. Hoje, a alavanca para "Os Dez Mandamentos" é feita pelo "Cidade Alerta", sempre com boa entrega para a novela e para o "Jornal da Record".

Depois do lançamento da nova novela continuará sendo assim? Só Deus para responder.

E outra...

Puxar o início do "Cidade Alerta" para às 4 da tarde, fazendo o programa ficar três horas e meia no ar, de segunda a sábado, nos leva a entender que irão existir investimentos na sua produção.

Se isto não vier a acontecer será outra loucura.

Só muda o endereço

A Bandeirantes, por sua vez, mesmo sem futebol às quartas-feiras, decidiu manter a exibição do novo "Bate e Volta" - programa com celebridades - após o "MasterChef", às terças.

Estreia dia 17.

Estratégia?

Resta saber se o "MasterChef", agora com exibição duas vezes por semana, continuará espichando as suas edições pela madrugada.

Dá dó do Boris Casoy. É mais um dia na semana que ele vai entrar com o jornal perto das duas da manhã.

Regressiva 

A atriz Miriam Freeland  - Victor Hugo/Divulgação - Victor Hugo/Divulgação
A atriz Miriam Freeland
Imagem: Victor Hugo/Divulgação

Miriam Freeland fica em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio, até 12 de junho com o espetáculo "Casa das Bonecas", que fala sobre feminismo.

Na sequência, ficará exclusiva de "A Terra Prometida", na Record.

Criançada

Segunda-feira, às 9h10, estreia na TV Rá Tim Bum, a série "O Porco e o Magro", cujo objetivo é levar às crianças conceitos básicos de educação financeira.

O programa, desenvolvido pela BM&FBOVESPA, será exibido diariamente.

Mais pedidos 

Ana Furtado, com um dos vestidos mais pedidos do CAT, brinca com Caio Braz, um dos colaboradores da atração - Hellen Couto/Globo - Hellen Couto/Globo
Ana Furtado, com um dos vestidos mais pedidos do CAT, brinca com Caio Braz, um dos colaboradores da atração
Imagem: Hellen Couto/Globo

O "É de Casa", matinal de sábado da Globo, tem feito sucesso também na Central de Atendimento ao Consumidor, o CAT. O figurino e cabelo das apresentadoras Ana Furtado e Patrícia Poeta estão entre os itens mais pedidos dos telespectadores.

A decoração do programa é outro destaque. O sofá branco, coração da casa, por exemplo, há meses figura entre os mais pedidos pelo público.

Bate – Rebate

• Boa a estreia do Sergio Cursino no "Rede TV News". Tem estrada.
• No dia 14 de junho, o comentarista esportivo da Band, Fábio Piperno, convida para o lançamento do livro "Jogada Política no Esporte".
• O ator Júlio Soutto abriu um pub em São Paulo, o "Mister Cult". Ontem, o aniversário dele foi comemorado lá.
• Uma boa parte dos programas do Fox Sports, com a inauguração dos seus novos estúdios, passará a ser apresentada do Rio ...
• ... O "Fox Rádio", aquele de maior audiência, continuará em São Paulo.
• "Velho Chico" caiu em boa hora na vida a Camila Pitanga. Está bem na novela.
• Batoré será o convidado de Zé Américo no "Conexão" desta quarta-feira, no CNT.
• Virginia Nowicki, depois de "Chiquititas" no SBT, prepara o lançamento de um canal na internet.
• A equipe de "A Liga", da Band, convidou Juliano Dip, que foi do "CQC" para a reportagem, para fazer participação como "repórter convidado" no programa...
• ... Dip só não começou a gravar ainda porque o jornalismo não o liberou.

C´est fini

Luciana Gimenez encara outra maratona de gravações na Rede TV!. Segundo o seu pessoal, a apresentadora vai se ausentar, uma vez mais, do país. Los Angeles e Nova York no roteiro. 

Por outro lado, existe na emissora uma grande preocupação com os índices de audiência dos seus programas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery