Topo

Xuxa e outras celebridades sofrem tentativa de golpe pelo Whatsapp

Xuxa Meneghel - Gabriel Munhoz/Reprodução Instagram
Xuxa Meneghel Imagem: Gabriel Munhoz/Reprodução Instagram

Colunista do UOL

20/11/2019 13h21

Resumo da notícia

  • A apresentadora Xuxa Meneghel sofreu uma tentativa de golpe por mensagem de Whatsapp.
  • Os criminosos hackearam o celular do figurinista de Xuxa e pediram uma certa quantia de dinheiro emprestada por transferência bancária.
  • Xuxa não caiu no golpe porque já havia sido avisada pelo figurinista do hackeamento. Outras celebridades também receberam as mensagens.
  • Entre elas, as atrizes Agatha Moreira e Carol Castro, e a empresária Marcia Marbá, irmã de Angélica, que chegou a ter o celular hackeado.
  • Até a agência que administra a carreira de Sasha teve o número hackeado. O nome do influencer Hugo Gloss também foi usado para aplicar o golpe.

A apresentadora Xuxa Meneghel revelou, com exclusividade à Coluna Leo Dias, que sofreu uma tentativa de golpe via mensagem de Whatsapp nesta terça-feira (19). O golpe já é conhecido na praça: os criminosos hackeiam o celular de uma pessoa e começam a disparar mensagens via aplicativo para os contatos do hackeado pedindo uma transferência bancária. A justificativa é sempre que o limite diário de transferência já teria sido excedido. Acreditando ser um pedido da pessoa conhecida, já que aparentemente a mensagem foi enviada pelo Whatsapp de alguém de confiança, a pessoa faz a transferência e nunca mais vê a cor do dinheiro.

No caso de Xuxa, o hackeado foi seu figurinista, Marcelo Cavalco. Os criminosos usaram a conta dele e enviaram um pedido de transferência no valor de R$ 1.800 para a apresentadora, que só não caiu no golpe porque já havia sido avisada do possível hackeamento do celular do amigo. Xuxa conta que o criminoso chegou a pedir que ela ligasse para o número para confirmar o pedido, mas a apresentadora disse quer ao fazer isso poderia ter tido o próprio celular hackeado.

Outras pessoas na lista de contato de Marcelo também receberam as mensagens com o golpe, como a empresária Marcia Marbá, irmã da apresentadora Angélica, que chegou a ter o celular hackeado. Também sofreram a tentativa de golpe as atrizes Agatha Moreira e Carol Castro e a figurinista Michelle X, responsável por alguns looks da Rainha dos Baixinhos e de outras famosas. Michelle quase fez a transferência, mas desconfiou e disse que iria ligar para Marcelo a fim de confirmar o pedido, atitude que a evitou de ser lesada.

Segundo Xuxa, até a agência que administra a carreira de Sasha recebeu as mensagens e foi hackeada. Para evitar qualquer problema, a filha da apresentadora, que mora em Nova York, foi avisada para não atender qualquer ligação em nome da agência. Ainda de acordo com Xuxa, os criminosos também enviaram mensagens usando o nome do influenciador digital Hugo Gloss, pedindo que as pessoas clicassem em um link para confirmar presença em uma suposta festa organizada por ele.

Mensagem de Whatsapp com tentativa de golpe contra Xuxa e outra celebridades - Reprodução/Whatsapp - Reprodução/Whatsapp
Imagem: Reprodução/Whatsapp

* Com colaboração de Geizon Paulo

Blog do Leo Dias