Topo

Namorada do goleiro Jean é condenada a 116 anos de prisão por estelionato

Shay Victorio, namorada do goleiro Jean - Reprodução/Instagram
Shay Victorio, namorada do goleiro Jean Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

03/03/2020 06h00

Nova namorada do goleiro Jean, a influenciadora digital e gamer Shay Victorio foi sentenciada a cumprir 116 anos de prisão por estelionato, além do pagamento de multa. A ação ainda cabe recurso. A Coluna do Leo Dias descobriu que a blogueira, quando era sócia do seu ex-marido e do seu pai em uma empresa de comércio varejista on-line, foi processada e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) ouviu 118 pessoas que acusaram a loja de nunca ter entregue as mercadorias compradas.

A legislação brasileira, no entanto, determina que uma pessoa pode ficar no máximo 40 anos presa por um crime, mesmo que a condenação judicial determine um número absoluto de anos maior.

As investigações do caso foram feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e como prova foram quebrados os sigilos fiscais, bancários e e-mails de Shayene Victorio, nome verdadeiro da blogueira. Apesar da condenação, que a juíza fixa em regime inicial fechado, a namorada do jogador do Atlético-GO pode recorrer em liberdade.

A Coluna do Leo Dias procurou o MPSP para entender melhor a denúncia e o órgão enviou a sentença do caso, já que os promotores não comentam o assunto.

A influenciadora, o pai e seu ex-marido foram processados, segundo a denúncia, pelos supostos crimes ocorridos entre o ano de 2013 a novembro de 2017 em Sorocaba, no interior de São Paulo, cidade onde Shay morava até assumir o romance com o goleiro Jean.

"Importante acrescentar que restou comprovado que a ré Shayene tinha conhecimento das ilicitudes ocorridas na empresa de sua propriedade, pois, no e-mail trocado entre ela e o advogado Y., tal acusada demonstra claramente sua preocupação em relação ao fato de a empresa estar sem endereço físico, comprovando que tinha ciência acerca da ausência de estoque de mercadorias disponíveis para venda aos consumidores. Some-se a isto o fato de que a vítima X. afirmou que, após não receber a mercadoria adquirida por meio do site "Megazine.net", entrou em contato com a empresa, via telefone, oportunidade em que foi atendida por uma pessoa de nome Shayene, a qual que informou que o caminhão que estava efetuando a entrega dos bens havia tombado e danificado todos os produtos, razão pela qual necessitavam de um novo prazo de sessenta dias para realizar a entrega dos produtos, no entanto, nunca recebeu a mercadoria", diz a juíza responsável pelo caso durante a condenação.

A juíza ainda acrescenta na sentença: "Não há dúvidas de que tal atendente se trata da ré, especialmente por se tratar de um nome incomum. Ressalta-se que várias vítimas informaram que, ao entrarem em contato com a empresa inadimplente, recebiam justificativas semelhantes à esta narrada pela vítima X., porém, nenhuma delas lograram êxito em receber as mercadorias compradas ou obter o ressarcimento dos valores pagos pelos produtos".

'Sentença desumana', define advogado de Shay

Procurada por e-mail, a influenciadora Shay Victorio pediu que seu advogado, Dr. Antônio Carneiro, se manifestasse sobre o processo. Ele enviou um e-mail para a Coluna do Leo Dias alegando que recorrerá à sentença, que considera 'desumana'.

Veja o e-mail completo enviado pelo advogado de Shay:

"Se trata de uma empresa do ex companheiro de Shayene e que de maneira indireta lhe afetou. Foi um problema de administração das empresas e que após uma busca e apreensão questionável, fez com que a empresa não conseguisse fazer a entrega de produtos a alguns consumidores, falamos alguns, pois a empresa tinha mais de 10.000 vendas e entregas.

Conforme conta no feito, o valor destes 116 consumidores foram creditados em juízo e várias ações estão ajuizadas pela Mega Vendas. Estamos recorrendo da sentença que foi absurda e o valor reclamado pelos consumidores não atingem R$ 50.000,00, bem como foram creditados em ações no âmbito cível, devolvidos e tudo por força de atos arbitrários que estão sendo discutidos e recorridos.

Nas alegações e embargos de declaração que enviamos em anexo, consta reclamação da acusada, contra atos arbitrários na busca e apreensão e que comprovam que a promotoria deixou de devolver mais de 5.000 notas que comprovam a lisura da empresa.

Shayene hoje está sendo alvo de difamação na internet, com pessoas criando páginas falsas para atacá-la, simplesmente com intuito de fofocas e maldades, o que a compeliu em uma ação indenizatória de conhecimento de Vossa Senhorias. Vamos recorrer da sentença que consideramos desumana, esperando nova decisão e sob o manto do princípio da inocência, pois somente pode ser alguém considerado culpado, quando houver o trânsito em julgado da sentença condenatória.

Consideramos levianos os atos de terceiros que estão com finalidades espúrias, buscando resolver problemas pessoais e com finalidade a autopromoção. Agradecemos o respeito que esta coluna nos direcionou e anexamos cópias das alegações finais e embargos feitos nos autos."

Após publicação da nota, Shay se pronuncia através de rede social

A nova namorada do goleiro Jean usou seu perfil no Instagram para se pronunciar sobre a repercussão da nota publicada pela Coluna. Entre outras coisas, Shay agradece a preocupação dos seguidores e diz que não será presa.

"Agradeço a preocupação quanto à notícia. Não estou presa e não vou ser presa, muito menos foragida como estão espalhando. Se trata de um processo de um problema em que meu ex "marido" teve e me prejudicou, no qual ele vem resolvendo de acordo com o tempo. Assim que nos separamos, ele se responsabilizou 100%", escreveu a blogueira em um longo desabafo e ainda acrescentou:

"Trabalho com a minha imagem, faço transmissões ao vivo diariamente, sou conhecida no meu ramo, tenho endereço físico. Não se enquadra no que estão me julgando por aí".

Shay se pronuncia após publicação da nota - Reprodução/Instagranm - Reprodução/Instagranm
Shay se pronuncia após publicação da nota
Imagem: Reprodução/Instagranm

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado 2° parágrafo desta matéria, o prazo máximo de prisão é de 40 anos. A informação já foi corrigido.

Blog do Leo Dias