Topo

10 razões que provam que Gugu mudou a história da TV brasileira

Gugu Liberato - Reprodução
Gugu Liberato Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/04/2020 11h58

Gugu Liberato faria hoje, dia 10 de abril, 61 anos. Para jamais esquecermos a relevância de seu trabalho na TV, a Coluna do Leo Dias listou 10 razões que provam que Gugu mudou a maneira de se fazer TV no Brasil.

Confira:

1- Gugu conseguiu emprego no SBT depois de mandar inúmeras cartas pra Silvio Santos com sugestões de quadros. Silvio gostou tanto das ideias, que o contratou.

2- Gugu apresentou 22 programas na carreira, em uma versatilidade nunca vista antes na TV. Ele entendia de TV como poucos.

3- Ele criou o primeiro programa nacional voltado exclusivamente para a música sertaneja, o "Sabadão Sertanejo". Foi lá onde os "Amigos" se apresentaram juntos pela primeira vez.
O encontro das duplas Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo foi histórico. Logo depois, eles assinaram com a Globo.

4- Poucas horas antes de Xuxa anunciar no Faustão estar grávida de Sasha, Gugu dá a notícia em primeira mão no SBT

Gugu com Silvio Santos no "Roletrando" em 1988 - Moacyr dos Santos/SBT - Moacyr dos Santos/SBT
Gugu com Silvio Santos no "Roletrando" em 1988
Imagem: Moacyr dos Santos/SBT

5- Para não perder Gugu, Silvio Santos pediu pessoalmente a Roberto Marinho para anular contrato que apresentador havia assinado com a Globo

6- Gugu foi o primeiro a unir jornalismo com entretenimento. A cobertura jornalística em um programa de auditório mais relevante da história do Brasil foi a queda do avião dos Mamonas Assassinas.

7- Gugu atingiu uma marca nunca vista na transmissão da morte dos Mamonas. SBT atingiu 47 pontos no Ibope contra 12 da TV Globo.

8- Mais de uma década antes da criação de canais especializados em jornalismo, Gugu comprou uma emissora de TV (TV Pantanal, em Cuiabá) e pretendia transformar o canal em 100% jornalismo. Diversos motivos inviabilizaram a criação do canal.

9- Assim que perdeu Gugu para a Record, Silvio Santos contra-atacou e tirou da concorrente, de uma só vez, três grandes nomes: Eliana, Roberto Justus e Roberto Cabrini.

10- A cobertura da morte de Gugu foi amplamente coberta pela TV Globo, que dedicou muitas horas ao fato. Nem mesmo a morte de Hebe Camargo teve tal cobertura. A Globo se destacou até mesmo frente à Record, que tinha contrato com o apresentador.

Blog do Leo Dias