Topo

Por que Henrique e Juliano decidiram não ter vínculo a nenhuma gravadora?

Henrique e Juliano - Divulgação
Henrique e Juliano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

12/04/2020 13h12

Desde que o mundo é mundo, cantores assinam contratos com gravadoras que lançam suas obras e dão uma espécie de selo de qualidade ao artista. É, mas o mundo mudou. E a dupla número um hoje no Brasil, Henrique e Juliano, optou por ter um trabalho independente de gravadora após romper com a poderosa Som Livre. Mas qual o significado disso? Eles não têm que dividir absolutamente nada com as gravadoras.

A saída da dupla da Som Livre levantou um questionamento: qual é a real função de uma gravadora? Falando o português claro, elas servem basicamente para o marketing dos artistas. E hoje, com a internet, cada artista faz a sua própria divulgação. Hoje a maior parte da renda dessas empresas vêm da área digital. E é aí que a divisão do bolo fica injusta. Só para ter uma ideia, no streaming, de 50% a 80% do valor arrecadado vai para as empresas de música.

Para uma Anitta, por exemplo, era fundamental um vínculo com uma gravadora porque somente com uma multinacional ela conseguiria levar seu trabalho para fora do Brasil. Mas a Warner mundo demorou muito para tratar Anitta como ela realmente merece. Por diversas vezes, a cantora teve que acatar ordens das quais não concordava. E ela odeia ser mandada.

Vale lembrar que quase todo artista tem seu próprio departamento digital, sua assessoria de imprensa e seu divulgador de rádio. A gravadora, aos poucos, vai perdendo relevância na carreira do artista. Mas é importante ressaltar que só os artistas considerados grandes têm condição de fazer o que Henrique e Juliano fizeram. Os pequenos e médios ainda dependem dessas empresas. Mas o aviso é claro: as gravadoras precisam ter mais função na carreira de um artista.

Blog do Leo Dias