Topo

SBT faz colaboradores usarem máscara após funcionário morrer com Covid-19

Silvio Santos - Reprodução/SBT
Silvio Santos Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

14/04/2020 18h44

A notícia da morte de um funcionário do SBT do Rio de Janeiro pelo novo coronavírus caiu como uma bomba na cúpula da emissora de Silvio Santos. Diante da situação, os executivos do canal determinaram que todos os colaboradores utilizem máscaras nas instalações da rede a partir dessa quarta-feira (15).

A determinação foi enviada por e-mail aos funcionários de todas as emissoras pertencentes ao Grupo Silvio Santos no final da tarde desta terça-feira (14). O comunicado, enviado pelo departamento de Recursos Humanos, cita até que o descumprimento da ordem gerará punições.

O reforço nas medidas de segurança adotadas pelo SBT acontece após um início de semana caótico na filial carioca da emissora. Após a morte do editor de imagens José Augusto Nascimento Silva, que estava internado com sintomas de Covid-19, funcionários da emissora se rebelaram: alguns, mais exaltados, até denunciaram a sede da emissora para a Vigilância Sanitária.

Por lá, cerca de 45% dos colaboradores do Jornalismo estão afastados por fazerem parte de grupos de risco ou por terem apresentado sintomas do coronavírus. Dentre os nomes que tiveram confirmação da contaminação, está o da apresentadora Isabele Benito, titular do único telejornal local da casa.

A Coluna do Leo Dias teve acesso ao e-mail que o SBT enviou aos seus colaboradores sobre a determinação do uso de máscaras. Confira a íntegra do comunicado interno:

"No intuito de aumentarmos a proteção e os cuidados com os nossos colaboradores, principalmente dentro de nossas instalações, informamos que a partir desta quarta-feira, 15/04, passa a ser obrigatória a utilização de máscara de proteção individual a todos os colaboradores do SBT, como medida preventiva à pandemia de Covid-19.

Informamos que a empresa realizou e ainda está fazendo a distribuição de máscaras para todos os colaboradores do SBT, portanto, caso ainda não tenha retirado as suas máscaras, procure imediatamente a equipe de segurança do trabalho para fazer a retirada.

Pedimos a colaboração de todos neste sentido. Lembre-se, a segurança de cada indivíduo depende da ação conjunta de todos nós. Os colaboradores que não adotarem essa conduta poderão sofrer sanções administrativas.

O SBT, assim como o Ministério da Saúde, aderiu ao #Mask4All. E seguimos confiantes no lema: 'Eu te protejo, você me protege'. Contamos com a sua colaboração e reforçamos o nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho seguro e com os devidos cuidados a todos os colaboradores.

A diretoria".

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira.

Blog do Leo Dias