Globo no YouTube? O dia histórico em que a TV desceu do salto e se rendeu
Desde que, nos anos 70, a TV Globo se tornou o maior veículo de comunicação do Brasil, ela passou a impor regras bem restritivas em relação ao que produz. Se um trecho de uma novela sua caísse no YouTube, rapidamente a postagem era derrubada. O que muitos faziam para burlar as normas era gravar a tela da TV através do celular. A qualidade fica péssima, mas enfim...
E para gravar entrevistas em vídeo com artistas contratados? A Globo nunca autorizou. Nunca! Apenas para veículos estrangeiros ou ligados ao Grupo Globo.
O direito de imagem sobre todo seu elenco era algo que a emissora não abria mão, mesmo que a imagem fosse para um pequeno site. A resposta era sempre não.
E se uma emissora concorrente entrevistasse um ator da Globo em uma festa? Havia uma norma que toda a imprensa tinha conhecimento: que não passasse de 3 minutos de duração.
Durante três anos eu tive um programa de entrevistas na FM O Dia. Sempre que um artista da Globo era convidado, todas as câmeras da rádio que transmitiam ao vivo para a internet precisavam ser desligadas e eu me comprometia a jamais burlar tal determinação. E assim sempre foi.
Mas não mais que de repente, em plena pandemia, o Grupo Globo decide transmitir ao vivo pelo YouTube a live de um de seus maiores contratados, o rei Roberto Carlos. O show do Rei estava sendo transmitido ao vivo na TV, na GloboPlay e no YouTube. O significado disso é gigantesco. Isso representa que a emissora finalmente percebeu que o mundo mudou.
A Globo, que está impossibilitada de produzir conteúdo inédito em seus estúdios, percebeu o movimento da população rumo à internet. Esta pandemia fez com que a internet crescesse em relevância o equivalente a cinco anos. A Globo teve que, finalmente, descer do salto. A partir de agora, tudo vai mudar.
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