PUBLICIDADE
Topo

Record e SBT formam aliança no Paraná e decidem romper contrato com o Ibope

O apresentador Ratinho é dono da Rede Massa - Reprodução
O apresentador Ratinho é dono da Rede Massa Imagem: Reprodução
Blog do Leo Dias

Notícias exclusivas sobre o mundo das celebridades e os bastidores do show business no Brasil.

Colunista do UOL

05/05/2020 17h20

Rivais na disputa pela vice-liderança de audiência no território nacional, as afiliadas da Record e do SBT no Paraná se juntaram e concretizaram um movimento ousado desde o início do mês. Juntas, a RIC e Rede Massa rescindiram contrato com a Kantar Ibope Media e deixaram de receber resultados de audiência em tempo real.

A medição de audiência real-time era considerada imprescindível para qualquer emissora que compõe o Painel Nacional de Televisão, o PNT. As afiliadas da Record e do SBT usavam estes índices para fazer as estratégias de conteúdo do "Balanço geral" e do "Tribuna da Massa", seus principais programas regionais, em tempo real.

Desde o dia 1º de maio, porém, as duas decidiram abrir mão do serviço de real-time do Ibope, para choque de alguns de seus principais apresentadores, que são assumidamente viciados em acompanhar seus resultados para festejar bons índices nas redes sociais.

Oficialmente, as emissoras justificaram aos seus colaboradores que a razão oficial para o rompimento do contrato de assinatura do Ibope em tempo real foi a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Elas tentaram, sem sucesso, renegociar o valor que pagavam mensalmente pelo serviço.

Nos bastidores, porém, os funcionários das afiliadas da Record e do SBT apontam outros dois fatores como causas do rompimento do contrato.

A Coluna do Leo Dias apurou que a direção da RIC Record não acreditava que os números representavam a realidade do mercado, e que a gota d'água foi uma pesquisa de uma cidade do interior do estado divulgada no mês passado. O levantamento apontava uma queda generalizada no consumo de TV na cidade, e alguns programas chegaram a perder mais de 60% de público em seis meses.

Já a Rede Massa / SBT, por sua vez, não tinha problemas quanto a fidelidade dos resultados. Afinal, o Tribuna da Massa não raramente conseguia desbancar a Globo na hora do almoço. A emissora, porém, sempre defendeu que poucos lares de Curitiba eram aferidos pelo Ibope.

A Coluna procurou os envolvidos no assunto. A RIC, afiliada da Record, informou que apenas Marcus Yabe, diretor de Produto, Conteúdo e Convergência, poderia falar sobre o tema. Ele, porém, não quis se manifestar.

A Rede Massa, parceira do SBT, por meio de seu diretor de Conteúdo, Mauro Lissoni, afirmou que não tem mais nenhum vínculo com o Ibope, e que a empresa rompeu também o contrato que fornecia dados consolidados no dia seguinte. A Kantar Ibope Media não comenta contratos firmados com terceiros.

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira.