Topo

Novela

O Sétimo Guardião


"O Sétimo Guardião": 5 perguntas para (tentar) entender a novela das nove

Reprodução/Globo
Gabriel (Bruno Gagliasso) em "O Sétimo Guardião": seria a nova Nazaré confusa? Imagem: Reprodução/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

21/12/2018 04h00

"O Sétimo Guardião" já está há um mês em exibição e ainda tem muita gente sem entender nada do que está acontecendo na atual novela das 21h. A trama de Aguinaldo Silva é cercada de mistérios e situações mágicas que têm confundido o espectador, já que muitas questões ainda não foram inteiramente explicadas.

Afinal, o que é tal sociedade secreta? Por que ela é tão importante? E o que aquele gato tem a ver com o Du Moscovis? O UOL esclarece essas dúvidas para tentar ajudar você a entender um pouco melhor do que se trata afinal a história.

  • Reprodução/TV Globo

    Por que a fonte é importante?

    O principal ponto da história de "O Sétimo Guardião" -- e o mais fácil de compreender -- é a tal fonte de água mística que fica escondida na fictícia de Serro Azul. Basicamente, na cidade, que fica praticamente no meio do nada, existe uma fonte de água límpida que possui poderes místicos, que podem tanto curar qualquer ferida quanto rejuvenescer uma pessoa.

    Essa é a explicação para o fato de Marilda (Letícia Spiller) ser a irmã mais velha de Valentina (Lilia Cabral), mesmo aparentando ser mais jovem, uma vez que ela se banhou tantas vezes na água. Também existe um texto subliminar na história, no qual o autor tenta mostrar a importância de preservar os recursos naturais do planeta, mas essa parte parece ter passado mais despercebida pelos telespectadores.

  • Reprodução/Globo

    Quem são os guardiões (ou guardiães)?

    Por se tratar de um poder imensurável é fácil assumir que a fonte atrairia todo tipo de aproveitador, que não teria o menor pudor em se aproveitar das propriedades mágicas dela em benefício próprio -- como é o caso de Valentina e Olavo (Tony Ramos), que querem explorar financeiramente a fonte.

    Portanto, para proteger esse tesouro tão importante, foi fundada uma sociedade secreta, cuja missão é proteger a fonte e seu segredo do mundo exterior.

    A sociedade é formada por membros conhecidos como guardiões, chamados na novela de "guardiães", provavelmente porque o autor achou que dava um toque diferente ao mistério.

    Cada um dos sete membros defende a fonte à sua maneira. Já percebeu como Serro Azul não tem internet e nem contato telefônico direito? Muito mais fácil guardar um segredo assim sem essas modernidades, não é mesmo?

  • Reprodução/Globo

    Quem é o guardião-mor?

    Entre os membros da organização, o mais importante é o guardião-mor. É ele que tem a função de comandar o grupo e o mais próximo à fonte, monitorando-a de perto. Tanto que a casa de Egídio (Antonio Calloni) ficava bem em cima dela.

    O problema é que, assim como nos quadrinhos do Homem-Aranha, a máxima "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades" aqui é levada ao pé da letra, e por conta de sua função mais poderosa, o guardião-mor precisa seguir uma série de regras duras.

    Entre elas, precisa dedicar sua vida à fonte e, portanto, não pode se relacionar com ninguém e nem ter filhos. No passado, Egídio decidiu abandonar Valentina no altar, uma vez que ele recebeu o chamado para ser o novo guardião-mor e precisou renunciar ao amor.

  • Reprodução/Instagram

    Qual é a do gato?

    Recentemente, o gato León apareceu pela primeira vez em sua forma humana -- incorporada por Du Moscovis. Mas afinal...Qual é a do gato que se transforma em gente? Bem, como dito no item anterior, estar na sociedade dos guardiões envolve algumas regras, e quebrá-las não é exatamente uma boa ideia.

    León aprendeu isso da forma mais dura: há muito tempo ele foi escolhido para ser o guardião-mor. Entretanto, cedeu à tentação e viveu uma paixão com uma mulher, o que era estritamente proibido. Por conta disso, ele foi amaldiçoado e forçado e a viver como um felino.

    Aguinaldo Silva já chegou a sugerir que essa não é a única punição que um guardião que quebrou seus votos pode receber -- no Twitter, ele publicou que em breve, por ter traído a irmandade, Eurico (Dan Stulbach) terá que escolher entre virar um gato ou nunca mais poder ter relações sexuais.

    Voltando ao caso de Leon, ele até pode se transformar em humano de vez em quando, mas dura pouco tempo e o processo é extremamente difícil e doloroso. Como parte de seu castigo, ele precisa devolver à irmandade o que tirou, ou seja, uma vez que ele deixou seus deveres de guardião-mor, ele deve ser o responsável por encontrar e guiar os próximos três líderes.

    Só quando todos tiverem sido encontrados e assumirem devidamente seus postos, o feitiço será quebrado e León voltará a ser um homem permanentemente. E o terceiro guardião que León precisa guiar é justamente Gabriel (Bruno Gagliasso), o protagonista da novela.

  • Divulgação

    Afinal, qual a ligação entre León e Luz?

    Ao que tudo indica até o momento, a tal ligação misteriosa que León tem com Luz (Marina Ruy Barbosa) é que ele, na verdade, é o pai da moça em "O Sétimo Guardião". Isso se deve ao fato de que, enquanto ele ainda era humano, se relacionou com Neide (Viviane Araújo), e ela acabou engravidando da jovem -- mais tarde, ela perderia a filha, a quem procura até hoje.

    O grande problema é que as idades não batem: Luz tem cerca de 20 anos. Só que León foi enfeitiçado anos antes, ou seja, não deve ter sido por causa do relacionamento com Neide que ele foi castigado.

    O site "Notícias da TV", parceiro do UOL, cogitou duas possibilidades: uma, é que a jovem na verdade também tem poderes e não envelhece, podendo ter na verdade 50 anos. No entanto, isso contradiz a fala de Neide, de que ela procura a filha perdida há 20 anos.

    A outra teoria é de León teve outro filho no passado, e que Luz foi concebida quando ele já estava amaldiçoado. Nesse caso, ele teria se transformado em homem durante um tempo, tido uma noite de amor com Neide, e sumido antes de precisar voltar a ser gato mais uma vez. Deu pra entender?