Topo

Ricardo Feltrin

Exclusivo: Escritório de Jay-Z convenceu Claudia a mudar nome artístico

Claudia Leitte agora é só Claudia; cantora muda nome enquanto mira carreira internacional - Raphael Castello/AgNews
Claudia Leitte agora é só Claudia; cantora muda nome enquanto mira carreira internacional Imagem: Raphael Castello/AgNews

Colunista do UOL

29/06/2017 17h10Atualizada em 30/06/2017 18h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A decisão de mudar seu nome artístico, de Claudia Leitte para apenas Claudia, não foi da artista. Ela foi convencida pelo escritório de seu empresário internacional, Jay-Z, marido da cantora Beyoncé.

Desde o ano passado, o escritório Roc Nation, do rapper e empresário, vinha tentando convencê-la a tirar o sobrenome.

A assessoria de Claudia disse que a informação "não procede" (leia mais abaixo). Na noite desta quinta, Claudia surgiu em uma propaganda de remédio para pessoas que sofrem de intolerância à lactose. Isso indica que a mudança foi, na verdade, um golpe publicitário. 

Nem tanto. A ,mudança já vinha sendo analisada havia meses: além do sobrenome não ser considerado tão importante para o mercado internacional, sua pronúncia era considerada “difícil”. Tanto para o mercado britânico como para o hispânico. Britânicos, norte-americanos ou hispânicos não conseguem pronunciar corretamente o nome da cantora fluminense.

Claudia sempre hesitou em mudar porque Leitte sempre fez parte de sua história, além de ser uma verdadeira marca registrada no Brasil.

Só que há três anos sua meta passou a ser a carreira internacional, desde que assinou com a Roc Nation.

No ano passado, Claudia afirmou que sua intenção era “lançar para o mundo todo”, conforme entrevista ao UOL Música.

O problema é que de lá pra cá --aliás, desde a apresentação na abertura da Copa 2014-- pouco ou nada aconteceu em termos de sua almejada carreira cosmopolita.

Algo que Anitta, que tem muito menos tempo de palco --e que ainda por cima não está nas mãos do poderoso Jay-Z-- já está conseguindo.

Claro, nenhuma carreira musical vai deslanchar internacionalmente só por causa de um sobrenome. Mas, do ponto de vista comercial, ajuda.

Procurada, a assessoria da cantora disse que se pronunciaria a princípio, mas negou que a mudança tivesse relação com sua carreira internacional. "Não procede."

Leia também:

Amor "grudento" de Neymar precipitou fim do namoro com Bruna Marquezine

Na carona de "Despacito", Beto Barbosa fecha turnê na Europa

colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops