Topo

Ricardo Feltrin

Precavida, Band se livra de multa por cancelar 2ª temporada do "X-Factor"

Paulo Miklos, Fernanda Paes Leme, Alinne Rosa e Rick Bonadio do primeiro e único "X Factor Brasil" - Manuela Scarpa/Brazil News
Paulo Miklos, Fernanda Paes Leme, Alinne Rosa e Rick Bonadio do primeiro e único "X Factor Brasil" Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Colunista do UOL

26/07/2017 08h01Atualizada em 26/07/2017 08h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Embora tenha confirmado oficialmente que faria uma segunda temporada de “X-Factor”, a Band já sabia desde o ano passado que isso não era verdade.

Esta coluna já havia informado sobre a desistência da 2ª temporada em 19 de setembro, mas na ocasião a Band negou a informação.

Dois motivos levaram à desistência: o primeiro, a audiência da atração -- um fiasco do primeiro ao último  episódio; a Band dava como certo que, com o reality, teria um outro “sucesso” de ibope à la “Masterchef”.

O segundo  motivo foi que o contrato que a emissora assinou com a Fremantle Media, dona do formato, era "por obra" (temporada).

Embora boa parte da imprensa televisiva repetisse que a emissora estaria obrigada contratualmente a fazer uma nova edição --sob pena de levar uma multa milionária--, isso nunca foi verdade.

Para ter uma nova temporada, um novo contrato teria de ser feito. E essa ideia (segunda temporada) foi descartada já nos dias seguintes à estreia do "X-Factor".

A Band, precavida, se livrou desde o princípio de ter de pagar multa caso desistisse, o que aconteceu.

O programa começou mal antes mesmo de chegar à TV. Houve cenas explícitas de desorganização já na seleção dos candidatos.

Logo na estreia o reality mal chegou aos três pontos de audiência (à época cada ponto equivalia a 68 mil domicílios em SP). Em alguns episódios mal deu 2 pontos, segundo a Kantar Ibope.

No último dia 5 de julho, após meses despistando a imprensa (esta coluna, inclusive), o site "Notícias da TV", parceiro do UOL, finalmente confirmou que a produção havia sido cancelada.

Procurada, a Band confirmou que o fim do programa não implicaria em multas, e que tem "ótima relação" com a Fremantle.

A Fremantle não quis se pronunciar a respeito do contrato.

Leia também:

Tatá Werneck anuncia 3º ano de talk-show "garante" gravidez em 2019

"The Noite" derrota Globo e tem melhor audiência desde 2014

colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops