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Ricardo Feltrin

Após ação judicial de TVs, GfK para de medir audiência e demite 149 pessoas

GfK encerra sua divisão de medição de audiência - Divulgação
GfK encerra sua divisão de medição de audiência Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/09/2017 16h13Atualizada em 21/09/2017 16h56

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A empresa alemã GfK fechou hoje sua divisão de medição de audiência de TV e demitiu 149 funcionários somente desse setor.

A empresa confirmou as demissões por meio de sua assessoria na tarde desta quinta-feira.

Os demais departamentos da GfK, na área de pesquisas e varejo, por exemplo, continuarão ativos, segundo a assessoria.

O fechamento da GfK audiência consuma o fracasso de um projeto iniciado três anos atrás, que era rivalizar a medição de público com a Kantar Ibope Media.

A GfK prometia resultados mais apurados e bem mais confiáveis que os do Ibope. Sua entrada no mercado foi patrocinada por Record, SBT e RedeTV! 

Dois anos após iniciar a medição de audiência das TVs brasileiras, a empresa sucumbe a divergências justamente com seus três principais clientes.

As três TVs afirmam que a GfK jamais cumpriu com as cláusulas acertadas em contrato e exigem agora não apenas o dinheiro que já pagaram, mas também querem juros, correção e indenização por quebra contratual, além de danos materiais.

Somente em uma ação, a Justiça determinou que a GfK devolva R$ 28 milhões à Record imediatamente, conforme noticiou hoje o site “Notícias da TV”.

No total, as ações movidas por Record, SBT e RedeTV! deverão superar os R$ 100 milhões, conforme esta coluna publicou hoje cedo.

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