Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Discovery sobe e encosta na RedeTV; veja ranking de ibope na TV paga

Divulgação/Discovery Channel
Bear Grylls em ação no reality "À Prova de Tudo"; ele é uma das estrelas do Discovery Channel Imagem: Divulgação/Discovery Channel
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

16/08/2018 00h09

O fim da Copa da Rússia, em meados de julho, se fez sentir principalmente no canal Fox Sports.

É o que apontam os dados consolidados de audiência do mês passado, mensurados pela Kantar Ibope Media somente na TV por assinatura.

Essa medição --que é chamada de “PayTV”-- analisa a audiência de canais abertos e fechados, mas somente quando são sintonizados por meio de aparelhos de TV paga.

Os dados avaliam um universo estimado em 11 milhões de domicílios nas 15 principais regiões metropolitanas do país. Cada ponto de audiência vale por cerca de 240 mil domicílios (ou, para ser mais exato, 242 mil).

Com o fim da Copa, o Fox Sports caiu da 10ª colocação em junho (0,5 ponto e 1,09% de share) para a 20ª posição no mês passado (0,42 ponto e 0,88% de share).

O SporTV obviamente também perdeu bastante audiência sem o evento na Rússia, mas manteve sua colocação: 4º lugar em junho (1,87 ponto e 3,71% de share) e 4º lugar também em julho (1,20 ponto e 2,49%).

Outro dado que chama a atenção é que a audiência do Discovery Channel cresceu pelo terceiro mês consecutivo, passando de 0,41 e abril para 0,50 no mês passado. Com isso o canal encostou na RedeTV (veja ranking abaixo).

É bom relembrar que esta medição descarta o sinal aberto no país.

Daí o motivo de a TV Brasil ter disparado no ranking PNT (que mede todos os sinais) e nem sequer aparecer no ranking abaixo (está só na 61ª posição).

Veja abaixo a lista dos 30 canais mais vistos por meio de aparelhos de TV paga no Brasil em julho. Dados consolidados

Posição, Emissora, Pontos e Share

1º Globo - 15,98 pontos e 33,1% de share
2º RecordTV - 4,66 e 9,66%
3º SBT - 3,62 e 7,51%
4º SporTV - 1,20 e 2,49%
5º Band - 1,14 e 2,37%
6º Cartoon - 1,02 e 2,12%
7º Discovery Kids - 0,97 e 2,02%
8º Megapix - 0,65 e 1,34%
9º AXN - 0,62 e 1,30%
10º TNT - 0,56 e 1,17%
11º Nickelodeon - 0,52 e 1,08%
12º Gloob - 0,51 e 1,06%
13º RedeTV - 0,50 e 1,03%
14º Discovery Channel - 0,50 e 1,03%
15º Fox - 0,49 e 1,01%
16º Space - 0,47 e 0,98%
17º Home & Health - 0,46 e 0,96%
18º Viva - 0,45 e 0,94%
19º GloboNews - 0,43 e 0,90%
20º Fox Sports - 0,42 e 0,88%
21º Multishow - 0,42 e 0,87%
22º Universal - 0,39 e 0,82%
23º Warner Channel - 0,38 e 0,79%
24º Disney Channel - 0,34 e 0,71’%
25º Boomerang - 0,33 e 0,69%
26º ID Discovery - 0,32 e 0,65%
27º Telecine Pipoca - 0,30 e 0,62%
28º Telecine Premium - 0,30 e 0,61%
29º Telecine Action - 0,29 e 0,61%
30º FX - 0,27 e 0,56%

LEIA MAIS

Em 2 anos, TV Brasil dispara e se torna a 10ª emissora do país

Siga o colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops