Topo

Ricardo Feltrin

TV paga estreia série com robôs que "espionam" animais em seus habitats

Macaco observa em seu habitat um robô-espião em "Espiões da Natureza", no Animal Planet - Divulgação/Discovery Channel
Macaco observa em seu habitat um robô-espião em "Espiões da Natureza", no Animal Planet Imagem: Divulgação/Discovery Channel

Colunista do UOL

05/12/2018 09h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canal pago Animal Planet (Grupo Discovery) estreia hoje à noite a série "Espiões da Natureza".

Produção da BBC, o programa mostra finalmente como são feitas filmagens de animais em seus habitats de forma a não assustá-los. A palavra-chave é "tecnologia". Trechos da série foram exibidos no "Fantástico" no primeiro semestre.

A evolução dos equipamentos permite que hoje sejam feitas gravações da vida selvagem praticamente sem a presença humana.

Com essa tecnologia de ponta disfarçada ou camuflada, os cientistas e investigadores conseguem inserir seu olhar nos locais mais difíceis, e junto aos animais mais avessos À presença do homem.

Alguns robôs usados nas filmagens que vemos em programas sobre a vida selvagem chegam a se mover, a emitir  sons e reproduzem o tamanho de outros animais, de forma que não representem nenhuma ameaça.

"Espiões da Natureza" também vai mostrar a interação de animais com os robôs.

No episódio de estreia esta noite, um bando de hienas fica muito curioso com um novo indivíduo que acaba de aparecer no meio da alcateia: é a hiena robô que foi instalada pela equipe da BBC na savana.

Também vai mostrar como os chimpanzés ficam desconfiados quando um novo "macaquinho" aparece em seu habitat: é a imagem acima, que ilustra esta coluna.

Programa: "Espiões da Natureza"

Onde: Animal Planet

Quando: Hoje (5/12)

Horário: 22h30

LEIA MAIS

Veja o ranking: os 30 canais mais vistos da TV paga no Brasil

Lobby se mobiliza contra lei que dá cadeia à pirataria de TV

Colunista Feltrin no Twitter, no Facebook ou no site Ooops