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Ricardo Feltrin

Sem dinheiro, TVs querem que Kantar baixe preço da medição do ibope

Kantar Ibope está sendo pressionada por TVs abertas a baixar o preço de seus serviços - iStock/Getty
Kantar Ibope está sendo pressionada por TVs abertas a baixar o preço de seus serviços Imagem: iStock/Getty

Colunista do UOL

14/05/2020 14h31

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Em plena pandemia de coronavírus e em tempos de vacas magras na publicidade, as TVs abertas estão cortando custos, baixando salários ou demitindo funcionários, e desistindo de novos programas. Mas, isso só não basta.

Executivos de várias TVs agora querem que prestadores de serviço também reduzam seus preços durante a crise. E o maior prestador de serviço das emissoras se chama Kantar Ibope, a empresa que mede a audiência e o público da TV brasileira (aberta e paga).

No Paraná, Band e Record já cancelaram o caríssimo serviço de "realtime", como informou a coluna de Leo Dias, do UOL.
O "realtime

" é a medição de ibope ao vivo e é um instrumento importante para algumas TVs, programas e apresentadores, que mantêm ou tiram quadros e reportagens do ar de acordo com o resultado apontado em tempo real.

O movimento pela redução de preço do serviço começou no Paraná, e com só duas TVs, mas há outras cabeças de rede (emissoras-mãe) com problemas de caixa —e já se estuda ampliar a pressão às 15 regiões metropolitanas do país. Muitas afiliadas —inclusive da rica Globo— estão com as contas em frangalhos.

A ideia é que a Kantar reduza o preço dos dois serviços: tanto o "realtime" como o ibope consolidado, que é divulgado sempre um dia depois da grade (exceto nos finais de semana).

Caso a Kantar não concorde com a redução, a saída —segundo executivos das emissoras ouvidos por esta coluna sob anonimato— será cancelar o serviço em tempo real. No mínimo..

Não há informações precisas sobre quanto a Kantar cobra de cada emissora do país, mas os preços têm uma grande variação.

Por exemplo, uma TV paga de nicho (Home & Health, por exemplo) paga muito menos que emissoras comerciais como Globo ou Record.

Procurada para se manifestar sobre o cancelamento do serviço por clientes no Paraná, a Kantar, por meio de sua assessoria não quis comentar o assunto.

"Por questões contratuais e de confidencialidade, a Kantar IBOPE Media não comenta detalhes das negociações com seus clientes."

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