"Acredito muito na virada", diz autora de "Além do Tempo" sobre nova fase
O capítulo do próximo dia 20 de "Além do Tempo" vai ser um divisor de águas para a novela das seis, não só pela aguardada passagem de tempo de mais de meio século, mas, principalmente pela reação do público. Vai ser a prova de fogo para a audiência cativa da obra de Elizabeth Jhin que se acostumou ao folhetim de época e terá que se readaptar a uma história contemporânea. O risco, no entanto, não é uma preocupação para autora, direção e elenco.
"Acho que vai gerar uma curiosidade grande, as pessoas vão querer saber o que vai acontecer com cada personagem. Não tive nenhum receio, porque acredito muito na virada, ela é importante, a novela é isso: mostrar o antes e o depois. Nas minhas novelas, costumo mostrar o passado por meio de sonhos, terapia de vidas passadas. Desta vez, tudo que vai acontecer tem relação direta com o que aconteceu. Não tinha como parar aqui, perderia o sentido", argumenta a escritora.
As gravações da primeira fase terminaram no último domingo, mas a equipe não teve nenhum descanso e já emendou com as mudanças de caracterização, as primeiras leituras da segunda etapa e cenas nos dias atuais. O que acaba causando até uma certa confusão para os atores.
"É um exercício legal. No primeiro dia, tinha um texto que falava sobre uvas manipuladas manualmente, e acabei falando como se fosse um texto de época! Expliquei pros colegas que estava difícil voltar pro contemporâneo", brincou Rafael Cardoso, cujo personagem Felipe vira o dono de uma pequena vinícola chamada Campobello.
Agora, o mocinho é casado com Melissa (Paolla Oliveira) e pai de Alex (Kadu Schons). Mas a vida estável da família fica ameaçada quando o jovem conhece num vagão de metrô no Rio de Janeiro Lívia (Alinne Moraes), por sua vez, noiva de Pedro (Emílio Dantas).
"A gente ainda está um pouco perdido, mas até que é bom, vamos nos apegando às mínimas coisas pra encontrar a personagem. Cortei e clareei um pouco o cabelo, mas a gente evitou uma mudança muito radical. A gente não está começando uma novela nova, a alma dos personagens é a mesma", conta Alinne, que surge como a bem-sucedida dona da vinícola Beraldini. "Ela tem um visual bem moderno, usa uns blazers. Na fase anterior, o figurino era muito quente, muitas anáguas, meia-calça. Agora ficou mais prático", lembra.
Depois de um dia e meio no salão, Paolla também ficou mais loira para a nova fase da vilã, mas a transformação da personagem vai bem além das aparências. No século 21, a filha de Doroteia (Julia Lemmertz) é uma esposa dedicada e uma mãe amorosa. "Será tudo diferente. As pessoas vão dizer: 'Nossa, mas não é a Melissa!'. Ela vem um pouquinho mais serena, na primeira fase era muito espevitada. Ela volta trabalhando, dona de casa", conta a atriz.
A história de "Além do Tempo" passa a se ambientar na cidade de Belarrosa, cidade fictícia também no Rio Grande do Sul, construída como um movimentado polo do mercado de vinhos e um forte destino turístico. Os cenários vistos no ar são da cidade cenográfica de 3.500 metros quadrados, que conta com 20 prédios.
"A maior dificuldade dessa transição foi o desenho de produção, que a gente nunca tinha feito. Não é como uma primeira fase normal, que tem quatro capítulos. Na primeira fase, a gente não chegou a ter uma cidade cenográfica, tinha alguns sets. Mas a construção começou junto com a estreia, a partir de conversas que a gente tinha com a Beth", afirma o diretor de núcleo Rogério Gomes.
Para facilitar a compreensão do espectador, a trama vai contar com alguns flashbacks pontuais durante a nova fase. "Uma novela não vive sem a outra. Antes de tudo é uma história de amor", afirma a autora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.