Topo

"Além do Tempo" inaugura cidade cenográfica; UOL acompanha gravação de cena

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

24/10/2015 07h00

Como um aviso do destino, os caminhos de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) continuam se cruzando na segunda fase de "Além do Tempo", para desespero de Melissa (Paolla Oliveira). Ao reencontrar a rival numa festa no centro histórico de Belarrosa, ela parece pressentir que seu casamento está sob ameaça. Prevista para ir ao ar no próximo sábado (24), a cena, uma das primeiras da trama a serem gravadas na cidade cenográfica da trama, que o UOL visitou no início de outubro. Desenvolvida desde janeiro, só agora a construção de 3.500 metros quadrados começa a aparecer na história.

"Tomara que a segunda fase seja tão boa quanto a primeira!", disse o diretor de núcleo Rogério Gomes, que acompanhou de perto a movimentação das cerca de 200 pessoas envolvidas na gravação da Festa da Uva. Além de 20 atores, as sequências mobilizaram 60 membros da equipe técnica e 100 figurantes, alguns vestidos com roupas típicas das tradicionais danças do sul do país. Era tanta gente, que antes de cada "gravando" o assistente de direção Rafael Salgado precisava pedir silêncio algumas vezes.

No ambiente externo a mesa farta, composta por queijos, pães, frios e frutas, era cuidadosamente arrumada pela produção enquanto Nívea Maria, Dani Barros e Alinne Moraes rodavam suas cenas na loja de Severa, agora irmã de Felipe e cunhada nem tão afeita a Melissa. Na cena em que a dona de casa aparece procurando, aflita, pelo marido, ela joga o veneno, dizendo que o viu dançando com outra mulher. Zilda é quem tenta pôr panos quentes na situação e minimiza o ocorrido para tranquilizar a nora. 

Festa da Uva tem dança típica em "Além do Tempo" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Festa da Uva no centro histórico de Belarrosa tem dança típica em "Além do Tempo"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
A cena precisou ser bastante ensaiada e repetida, já que Paolla precisava coreografar sua movimentação em torno de uma câmera movimentada por uma grua tão comprida que necessitava de quatro pessoas para movimentá-la. Ao mesmo tempo, a coach Andrea Cavalcanti acompanhava o desenvolvimento da cena de perto, cuidando para que cada ator desse a intenção certa em cada fala.

Formada por uma grande rua para pedestre e 20 prédios, a cidade cenográfica de Belarrosa é palco de ambientes como o bar do hotel, a agência de turismo e a loja de Zilda. Apesar de contemporâneo, o projeto da equipe da cenógrafa Anne Bourgeois mantém o clima antiguinho que remete imediatamente à primeira fase da trama. A sensação é reforçada pelo uso de alguns objetos antigos, ideia da produtora de arte da novela, Mirica Viana.

Nos intervalos, Nívea beliscou uma fatia de mortadela e pediu gelo para o vinho cenográfico – na verdade, suco de uva. Os "desfalques" no cenário e o bom humor eram a receita para enfrentar a maratona de gravações, que começou às 18h e se estendeu até 3h da madrugada. Em seguida, ela brincou com o assistente de direção: "Você também deveria ter ficado louro para a segunda fase", disse, em referência à mudança de visual do elenco.

A cena seguia com o reencontro entre Melissa, bastante desconfiada, e Felipe, no meio da multidão. Tamanha insegurança da personagem pode ser o gatilho para novas vilanias na segunda etapa do folhetim, segundo Paolla. "Ela volta mais ciumenta, e talvez por isso possa começar a fazer algumas maldades. Mas, por enquanto, é uma Melissa bem diferente", garante a atriz.