Topo

Com 56% dos votos, Renato Vianna é o campeão do "The Voice Brasil"

Do UOL, em São Paulo

26/12/2015 00h02

Renato Vianna foi anunciado na noite desta sexta-feira (25) o campeão da quarta temporada do "The Voice Brasil", o principal reality show musical da Globo. Com 56% dos votos, Vianna superou com facilidade os concorrentes Júnior Lord, Nikki e Ayrton Montarroyos. Ele, que pertencia ao time de Michel Teló, leva do programa o prêmio de R$ 500 mil, gerenciamento de carreira e um contrato com a gravadora Universal Music.

"Eu só tenho que agradecer primeiramente a Deus, [em] segundo lugar, à minha família, tudo o que eu faço é por eles. Aos meus irmãos e à minha namorada também. Não poderia deixar de agradecer ainda aos participantes [do programa], porque fiz muitas amizades aqui", discursou Vianna, emocionado.

Queridinho das redes sociais e um dos candidatos mais elogiados no "The Voice Brasil", o músico Renato Vianna já havia participado em 2010 do concurso "Jovens Talentos", do "Programa Raul Gil", do SBT.  Apesar de não vencer, na ocasião --ele perdeu para a candidata Brenda dos Santos--, Vianna se apresentou incessantemente na atração, chegando até a participar do quadro "Jogo do Banquinho".

No "The Voice", Vianna foi impecável ao longo de toda a temporada e, favorito, chegou à grande final praticamente com as duas mãos na taça. "Uma das melhores vozes que já vi passar no programa", elogiou Michel Teló, que acabou sendo escolhido pelo candidato, em uma das apresentações.

Em 2012, o cantor venceu um concurso promovido por uma operadora de celular em parceria com Maria Gadú. Os participantes tinham que cantar para ela, e o ganhador se apresentaria com a cantora em um de seus shows. Vianna cantou a música "João de Barro", composta pelo ator Leandro Leo, e fez Gadú chorar. No show dela, em Curitiba (PR), o músico foi muito aplaudido e deixou a plateia emocionada.

Além do título de Renato Vianna, a grande final do "The Voice Brasil" ainda teve a apresentação de Lulu Santos cantando a música "Xibom Bombom", sucesso do grupo de axé "As Meninas" nos anos 1990, e também a aparição de Nikki, já com cabelo quase raspado e sem a tradicional cabeleira rosa.

Renato Vianna, do "The Voice", já participou do "Raul Gil", no SBT

Audiência em queda

Apresentado por Tiago Leifert (ex-Globo Esporte), o “The Voice” é uma franquia das produtoras holandesa Endemol em parceria com a Mark Burnett. Os jurados atuais são Lulu Santos, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Michel Teló. A Globo já confirmou para o ano que vem a quinta temporada do programa.

Segundo informações do colunista do UOL Ricardo Feltrin, apesar de ser um dos produtos da Globo mais badalados e que mais repercute em redes sociais, o reality show musical "The Voice" registrou nesta quarta temporada a menor participação nas TVs ligadas desde sua primeira edição, em 2012. Os dados foram contabilizados em médias obtidas até o nono episódio nas últimas quatro temporadas.

Em 2015, por exemplo, o reality show da Globo obteve 34,8% de "share". Ou seja, de cada 100 TVs ligadas, cerca de 35 o sintonizaram. Até aqui essa é a menor quantidade de TVs sintonizadas no programa desde sua estreia em 2012, quando o share foi de 36,7%. A segunda temporada, em 2013, chegou a 47,6% de share, e a do ano passado, 39%.

Em pontos de audiência, a versão 2015 obteve até o nono episódio 20,3 pontos. É a segunda pior média (nos 9 primeiros episódios), só à frente da 1ª temporada, quando a média foi de 15,4 pontos.