Topo

Musa no Carnaval e futura apresentadora, Anitta conta como adapta rotina

Anitta no ensaio do Bloco das Poderosas, no Rio - Marco Antonio Teixeira/UOL - Marco Antonio Teixeira/UOL
Anitta no ensaio do Bloco das Poderosas, no Rio
Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

19/01/2016 07h00

A descrição é quase de uma maratona: provas de figurino, ensaios fotográficos para revistas, visitas à quadra, ensaios técnicos da Mocidade Independente de Padre Miguel, ensaios do Bloco das Poderosas. A rotina diária de Anitta, em alta com o sucesso de "Bang", cujo clipe acumula mais de 100 milhões de visualizações, já exige fôlego, mas o pré-carnaval da cantora é uma verdadeira prova de resistência.

"Depende muito do dia. Hoje só vai acabar cinco da manhã. Tem dia que consigo dormir mais cedo, tem dia que fico viradona até o dia seguinte", contou a cantora, que lançou o clipe "Essa Mina É Louca" na última quinta-feira (14), num hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

O UOL se propôs a acompanhar os bastidores de um dia cheio de Anitta e descobriu que a tarefa era praticamente uma corrida de obstáculos. O roteiro era bastante cronometrado, e o acesso à cantora é complicado. Às 16h, o compromisso era uma coletiva de imprensa do vídeo; às 17h, o lançamento do clipe ao vivo no YouTube; às 19h, a transmissão do "TVZ ao Vivo", no Multishow, e à meia-noite, o ensaio do bloco (cujo desfile no Sábado das Campeãs ainda não está autorizado) no clube Monte Líbano, na Zona Sul.

De manhã, ela já havia dado pelo menos dez entrevistas por telefone, depois da ponte aérea - ela participou da gravação do DVD de Projota em São Paulo na noite anterior. Ao sair da coletiva, dava minientrevistas, de menos de dois minutos, enquanto fazia o cabelo para o evento seguinte. Ao terminar o lançamento ao vivo, saiu às pressas do hotel em direção ao canal de TV. "Ela se despediu da gente pelo WhatsApp", contou sua assessora.

Os fãs, no entanto, garantem que isso não impede o contato com ela, que costuma promover eventos especiais para eles e recebê-los antes dos shows. "Ela é sempre acessível", disse a estudante Vanessa Temperine, 27, presidente do Anitta Fãs, que estava na transmissão comandada ao vivo, e com desenvoltura, pela cantora.

Já passava da meia-noite quando Anitta chegou ao clube Monte Líbano, onde se apresentaria à 1h30. No camarim, a stylist Carol Roquete comentou que acompanha, mesmo à distância, todos os looks da cantora em shows e eventos.

"É uma via de mão dupla, a gente conversa bastante. Como eu moro em São Paulo, ela me mostra tudo via Facetime quando não consigo acompanhá-la", diz a profissional, que diz que Anitta ficou mais pop desde o início da parceria da dupla, em março do ano passado.

A cantora Anitta no lançamento do clipe "Essa Mina é Louca" - Marco Antonio Teixeira/UOL - Marco Antonio Teixeira/UOL
A cantora Anitta no lançamento do clipe "Essa Mina é Louca"
Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

Antes de posar para fotos e dar mais entrevistas, Anitta pediu à produção para baixar um pouco o ar-condicionado, para poupar a voz. Ao ouvir a voz do promoter David Brazil, pediu para alguém convidá-lo a entrar. "Gostou do clipe?", foi a primeira pergunta que ela fez ao ver o amigo, com quem fez selfie ao lado do humorista Marcus Majella.

Sobre o Carnaval, ela garante que a festa não aumentou sua pressão para mostrar boa forma na Avenida. "Eu não estou preocupada com isso. Quando dá eu malho, dentro da minha rotina, cuido da minha dieta. Mas não sou refém, sou feliz do jeito que eu sou, não tenho que ter corpo igual aos das rainhas de bateria", garante ela, cuja fantasia na Mocidade está sendo confeccionada por Henrique Filho.

Assumir tantos compromissos também não chega a ser um problema. "Consigo conciliar numa boa, é só uma questão de organizar agenda", diz ela, que diz já ter a manha de liderar um bloco desde a folia de 2015, quando comandou o bloco "Eu Vou", em Salvador.

"Quem me deu muita dica foi Claudia Leitte. E o Xanddy, do Harmonia, também. Eles me procuraram para me ajudar", lembra ela, que demonstra empolgação para a próxima empreitada: substituir Thiaguinho à frente do programa "Música Boa ao Vivo", no Multishow, a partir de abril.

"Dei ideia de novos quadros e eles adoraram. Já estou me metendo nas participações, saio ligando para as pessoas (risos). Estou bem animada. Vai ser mais um compromisso, toda terça-feira, mas já me preparei para isso", conta.