Topo

Tancinha de Mariana Ximenes vai vestir roupas do Brás em "Haja Coração"

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 07h00

Pronta para reviver Tancinha, imortalizada por Claudia Raia em “Sassaricando”, de 1987, Mariana Ximenes promete uma personagem “sem cópia e com seus trejeitos” em "Haja Coração", nova novela das 19h que estreia em 16 de maio. Releitura do sucesso de Silvio de Abreu, o autor Daniel Ortiz traz de volta personagens marcantes da trama, como é o caso de Tancinha e seu par romântico, Apolo, que na versão original era interpretado por Alexandre Frota e nesta será Malvino Salvador.

Ortiz transformou o casal secundário da versão original em protagonista. Tancinha é uma feirante, descrita como uma mulher guerreira de personalidade forte, cômica, mas também é romântica e “doce”. Em entrevista ao UOL, Mariana Ximenes conta que fez laboratório em feiras da Mooca, na zona leste de São Paulo.

“Fui algumas vezes lá, conversei com feirantes. Eles me contaram que compram roupas no Brás [bairro popular de São Paulo] então lá foi eu fazer compras no Brás. O figurino da Tancinha terá muitas peças de lojas do bairro. Vai ter saia, vestido, tem que ser confortável, porque ela é feirante, então vai abaixar muito, pegar caixas. Terá muita feminilidade sem ser provocativa. A Tancinha será meio selvagem, tipo ‘bateu levou’, mas com uma sensualidade natural”, conta a atriz.

Em "Sassaricando", Apolo e Tancinha eram Alexandre Frota e Claudia Raia  - Divulgação - Divulgação
Em "Sassaricando", Apolo e Tancinha eram Alexandre Frota e Claudia Raia
Imagem: Divulgação

A personagem será namorada de Apolo desde a adolescência. Apaixonados, os dois viverão entre tapas de beijos e prometem muita confusão e diversão. “Estou adorando esse lado da comédia, é leve, simples, gostoso. Tenho certeza que o público vai adorar o casal”, afirma a atriz, que pediu “benção” à Claudia Raia para compor a sua Tancinha.

“Ela sabia que eu faria a personagem quando fui conversar com ela. Pedi licença, dicas, conselhos. A Claudia é uma é pessoa que admiro muito. E a Tancinha marcou a carreira dela, a vida dela. Sei que vai ter comparações, mas vou dar o meu melhor e farei com todo meu coração essa personagem”.

Claudia será homenageada em “Haja Coração”. Se em “Sassaricando” Tancinha tinha o sonho de conhecer Fernanda Montengro, na nova novela das 19h a personagem vai querer encontrar-se com Claudia Raia.

Novela vai mostrar São Paulo alegre

"Haja Coração" começou a ser gravada no último dia 20 no Vale do Anhangabaú e na Vila Madalena. Tacinha e Apolo terão que enfrentar Beto e Tamara, personagens de João Baldasserine e Cleo Pires, respectivamente. Beto será apaixonado por Tancinha, e Tamara vai se interessar por Apolo. 

A trama vai retratar uma São Paulo sem violência. "O foco é a relação humanizada entre os personagens. É uma novela muito família, sem violência. Não terá nada ligada ao crime. Novela tem que entreter, o telespectador tem que sentar, rir e relaxar. Teríamos muitos matizes para destacar ao retratar a cidade, e optamos por mostrar essa São Paulo solar, alegre. Optamos pela leveza", afirmou o diretor Fred Mayrink durante conversa com jornalistas na semana passada.

O autor Daniel Ortiz mudou as características dos principais personagens. "O Apolo era mais antagonista na versão original, era bruto. Esse Apolo é diferente, romântico. O amor entre eles é bem mais forte do que na versão original. Guel, papel de Edson Celulari, não existe nessa versão, por exemplo. E Tamara não existia na versão original", conta.

Também estão no elenco Ellen Roche, Tatá Werneck, Malu Mader, Carolina Ferraz, Marisa Orth, José Loreto, Agatha Moreira, Jayme Matarazzo, Nando Rodrigues, Claudia Jimenez, Maria Clara Gueiros, Marcelo Médici, Werner Schunemann, Conrado Caputo, Marcos Pitombo, Chandelly Braz, Marcella Valente, Rafael Zulu, Betty Gofman, Fernanda Vasconcellos, Júlia Faria, Marcello Melo Jr, entre outros.