Topo

"Peguei o bonde andando", diz autor que reescreveu "Liberdade, Liberdade"

Giselle de Almeida e Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

01/04/2016 03h26

O elenco de "Liberdade, Liberdade", próxima novela das 23h, que estreia no dia 11 de abril, se reuniu com o diretor Vinícius Coimbra e o autor Mário Teixeira na festa de lançamento, que aconteceu na Villa Riso, um casarão construído em meados de 1700, na zona Sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (31). 

Antes de exibir o clipe para os convidados, o autor Mário Teixeira falou sobre a novela, que inicialmente foi escrita por Márcia Prates, mas, por apresentar problemas históricos no texto passou por supervisões de texto de Euclydes Marinho e Glória Perez até ser reescrita por ele.

"Essa foi a primeira novela que fiz que quando entrei o elenco já estava formado. Chamei poucas pessoas, como o Dalton Vigh, o Marco Ricca, conforme fui criando os personagens. Pude viajar bastante, temos pouquíssimas referências dessa época. É um universo mágico, um Brasil novo, que estava em formação", disse ele, que ainda brincou ao ter assumido a novela.

"Peguei o bonde andando, agora o Boeing já decolou". O diretor arrancou risadas do elenco ao destacar a parceria de sucesso com o autor no primeiro trabalho juntos. "Parece um casamento do século 18, a gente nem se conhecia", brincou."Eu me dei bem, né?", respondeu Mario.

O local foi escolhido pelas semelhanças com a época em que se passa a novela, em 1808, e teve um dos cenários recriados. A trama é focada na história de Joaquina (Mel Maia/Andréa Horta), a filha de Tiradentes (Tiago Lacerda), o mártir da Inconfidência Mineira.

A história fictícia mostra o período de revolução do país e a luta de Joaquina pela liberdade e igualdade do povo.

No cardápio, os convidados provaram alimentos inspirados na cozinha mineira como feijão tropeiro, empadinha de queijo Minas e sanduíche de pão de queijo com linguicinha. De sobremesa, sorvete de tapioca com bala de Coco,  verrine com doce de leite e queijo Minas,  brigadeiro e quindim.

O DJ Papagaio comandou a pista, mas os famosos não quiseram dançar. O clima era de bate-papo enquanto brindavam a novela com espumante ou uísque. 

A protagonista Andréia Horta chamou a atenção ao usar um macacão preto com um decote ousado. Com o braço imobilizado após sofrer uma queda de um cavalo durante a gravação da novela, Mateus Solano esteve no evento ao lado da mulher, Paula Braun.

"É uma novela de ação, então a gente acaba se machucando, mas na próxima semana já tiro isso", disse.

Mel Maia, Maitê Proença, Caio Blat e Lília Cabral foram alguns dos atores que prestigiaram o evento. Tiago Lacerda, que vive Tiradentes, não apareceu na festa, assim como Letícia Sabatella, que se ausentou da festa para participar de um encontro com a presidente Dilma Rousseff mais cedo em Brasília.

Sheron Menezzes não desgrudou do noivo, Saulo Bernard, nem mesmo para dar entrevistas.

Maria Ribeiro, mulher de Caio Blat e Francisca Pinto, mulher de Ricardo Pereira, preferiram bater papo em um sofá enquanto seus maridos circulavam para conversar com o elenco e dar entrevistas no evento.