Topo

Vice-presidente da Record elogia "Totalmente Demais": História bem contada

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 15h51Atualizada em 21/05/2016 10h23

O vice-presidente artístico da Record, Marcelo Silva, explicou os quatro adiamentos da novela "Escrava Mãe" e culpou as mudanças feitas pela Globo pela recente decisão de colocar a trama no ar no dia 31 de maio.

"A gente adiou inicialmente porque o [departamento] comercial nos alertou que o mercado já estava com a verba publicitária comprometida. Adiamos sem esperar que a outra casa tivesse um sucesso tão grande com 'Totalmente Demais'. E parabéns para a outra emissora lá por tanto sucesso. Uma história simples, muito bem bem contada. Está aí um sucesso extraordinário", afirmou o executivo durante a exibição do primeiro capítulo de "Escrava Mãe" na sede da Record nesta sexta-feira (20).

Silva acrescentou que a ideia da Record sempre foi exibir "uma obra fechada". "Nós achamos por bem adiar a novela porque queremos nosso sucesso. Para nossa surpresa, a emissora adiou 'Totalmente Demais', e aí nós adiamos também", afirmou.

Silva também antecipou a estratégia para a estreia de "Escrava Mãe" contra a próxima novela das sete da Globo: "'Me contaram agora que [a estreia] de 'Haja Coração' vai ser sem break. Inteligente. Não posso fazer isso porque a gente já faz. Vai ser sem break o nosso também". Ele também não estipulou a meta no Ibope: "Se der 15 de audiência eu vou soltar rojão".

A história, baseada no romance "Escrava Isaura", estava programada para depois de "Os Dez Mandamentos", mas por causa do sucesso a trama bíblica foi esticada, e logo depois a Record suspendeu a estreia de "Escrava Mãe" e criou uma faixa apenas com produções bíblicas.

"Eu já sugeri essa história quando fazíamos as minisséries, e essa ideia era adiada. O sucesso [de 'Os Dez Mandamentos'] foi muito grande, e a casa decidiu fazer de 20h30 um horário bíblico. 'Escrava Mãe' já estava sendo gravada. Confiamos muito nessa história. É a história antes da história, a história antes da 'Escrava Isaura'", disse o executivo da Record.

O vice-presidente artístico da Record rebateu a reclamação de atores insatisfeitos com a demora para estrear a novela. Jussara Freire, por exemplo, revelou ter perdido um papel em "Velho Chico", trama das nove da Globo, por causa de "Escrava Mãe": "Se tivesse estreado em outubro, a novela estaria no ar e [Jussara] teria perdido papel em 'Velho Chico' do mesmo jeito".

Sobre a novela substituta de "Escrava Mãe", a Record antecipa que será de época, porém evita comparar com "Game of Thrones", série da HBO. "Recebemos algumas sinopses. É um folhetim, é de época. Não tem nada ver com Game of Thrones", ponderou Silva.