Topo

"Game of Thrones" tem sua maior cena de ação com a Batalha dos Bastardos

Cena da Batalha dos Bastardos, em "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Cena da Batalha dos Bastardos, em "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Do UOL, em São Paulo

20/06/2016 13h00

ALERTA: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DA SEXTA TEMPORADA DE "GAME OF THRONES". 

“Game of Thrones” brindou os fãs com sua maior e mais épica batalha – até o momento – no episódio deste domingo (19). Aguardada com grandes expectativas pelos fãs, a Batalha dos Bastardos trouxe o confronto entre Jon Snow (Kit Harington) e Ramsay Bolton (Iwan Rheon), em uma sequência de ação de tirar o fôlego.

O episódio culminou na vitória do herói Jon Snow – que não foi fácil. O ex-comandante da Patrulha da Noite tinha sob seu comando apenas 2.405 homens, enquanto seu rival tinha 6 mil. E a estratégia que havia traçado ao lado do experiente Davos Seaworth foi deixada de lado após mais um golpe baixo de Ramsay, que soltou o Stark caçula Rickon no campo de batalha, só para matá-lo quando ele finalmente se aproximava de Jon.

Após o assassinato do irmão, Jon avançou solitariamente em direção ao exército de Ramsay – e foi prontamente seguido por seus homens, dando início a uma sequência sangrenta que envolveu arqueiros, cavalos e combates frenéticos com espada. Em desvantagem, o exército de Jon acabou cercado pelos soldados de Ramsay, e o Stark quase foi soterrado em meio a corpos e colegas de batalha, em cenas aflitivas filmadas a partir da perspectiva dele.

 O resgate, porém, chegou a tempo – e a cavalo. Os soldados do Vale, que Sansa (Sophie Turner) havia convocado por meio de uma carta para Mindinho, apareceram e acabaram com o que ainda havia do exército de Ramsay. O vilão bateu em retirada para Winterfell, mas foi seguido por Jon, que conseguiu entrar no castelo após Wun-Wun derrubar a porta. Ferido gravemente, o gigante foi morto com uma flecha no olho por Ramsay. Com uma raiva ainda maior, Jon partiu para cima do rival, que atirou várias flechas para tentar se defender, mas acabou apanhando até ficar desacordado e ensanguentado.

O ponto final na vida do vilão, responsável por algumas das maiores atrocidades da série, veio por meio de Sansa. Ela, que se casou com Ramsay e foi repetidamente estuprada por ele, o deixou preso no canil cheio de cães famintos  e não escondeu sua satisfação com o desfecho – que foi aprovado inclusive pelo ator Iwan Rheon.

Filmagens épicas

A Batalha dos Bastardos foi épica também em suas filmagens, que envolveram 600 membros da equipe, 500 figurantes, 70 cavalos e 25 dublês – tudo isso para um trabalho que levou 25 dias para ser feito.

A direção do episódio ficou a cargo de Miguel Sapochnik, que falou sobre o desafio de lidar com esse tipo de gravação à revista “Entertainment Weekly”: “A logística de fazer uma cena de batalha deste tamanho foi como uma batalha de verdade, menos a questão de vida ou morte. Por exemplo: o número de dias para filmar, onde filmamos. O que acontece se chover? Como você alimenta 600 pessoas todos os dias? Não me leve a mal, eu pessoalmente não tenho que decidir isso. Mas as decisões criativas que eu faço são muito influenciadas por questões práticas”.

“Encontrar uma forma de encaixar e organizar tudo de forma que usaríamos cada minuto bem  para colocar tudo o que tínhamos no nosso tempo foi a coisa logisticamente mais complicada com a qual já estive envolvido”, completou.