Topo

"GoT": Hodor é ovacionado na Comic-Con e se desculpa por fazer fãs chorarem

Beatriz Amendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

22/07/2016 18h37Atualizada em 12/01/2017 09h29

Um personagem que já deixou "Game of Thrones" foi a grande estrela do painel da série na San Diego Comic-Con 2016. Ao subir no palco, o ator Kristian Nairn, intérprete de Hodor, foi ovacionado pelo público, que o recebeu gritando o nome de seu personagem. "Não esperava que [a repercussão da morte] fosse ser tão louca. Fico lisonjeado. Acho incrível. Estive em Los Angeles semana passa e os tapetes de porta tinham Hodor escrito", contou o ator, referindo-se à origem do nome do personagem.

Na série, foi revelado que Hodor vem da contração da frase "hold the door" ("segure a porta", em inglês). "Não esperava essa comoção toda", disse ele. Ao ouvir fãs dizendo que ele os fez chorar, Kristian pediu desculpas e acrescentou: "Mas foi de boa forma, então eu fiz meu trabalho bem".

A origem do nome de Hodor, aliás, foi um dos detalhes revelados pelo escritor George R. R. Martin aos criadores da série. "Ele (Martin) nos deu esses personagens, esse mundo. Fomos para Santa Fé uns três ou quatro anos atrás, lá ele nos contou de onde veio o nome Hodor. Nós ficamos impressionados. Esse nome parece uma piada, mas aí você percebe de onde ele veio e é tão trágico, tão George R.R. Martin", contou o produtor David Bennioff, ao comentar a relação da série com a saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin, agora que a série já deixou os livros para trás --Martin ainda não publicou o sexto livro e a série já terminou a sexta temporada.

"Algumas coisas serão diferentes, outras serão iguais. Esperamos que tanto os espectadores quanto os leitores sejam surpreendidos", disse Benioff. 

Início da temporada

Benioff também explicou uma decisão que deixou muitos fãs desapontados: adiar o início da sétima temporada de abril de 2017 para junho. "Não dá para terminar a pós-produção antes do verão (do hemisfério norte)", disse ele, revelando que terminam de gravar apenas em fevereiro de 2017. A sétima temporada terá somente sete capítulos.

As filmagens tardias já haviam sido explicadas anteriormente --como o inverno finalmente chegou em Westeros, não seria possível filmar durante o verão, porque a produção precisa de dias mais cinzentos. Ao final do painel, foi mostrado um vídeo com os bastidores da pré-produção dos próximos episódios. Veja:

Veja os bastidores das filmagens de "Game of Thrones"

UOL Entretenimento

Sansa e Jon

Um dos destaques da temporada, Sansa também ganhou um bom espaço no painel, com várias perguntas direcionadas a Sophie Turner. A atriz avaliou a postura da personagem quanto a Jon Snow, que no décimo episódio da sexta temporada foi proclamado rei do norte após retomar Winterfell. "Acho que Sansa acredita que era mais um esforço conjunto, ela acredita que os dois deveriam ser rei e rainha do norte. Não sei se ela acredita que Jon é capaz de ser rei. Ela sabe que ele não tem o conhecimento e a inteligência para governar que ela tem. Mas ela sabe que ele tem uma boa moral, que de uma forma ou outra vai tomar as decisões certas."

Questionada sobre o porquê de Sansa não ter contado a Jon sobre o exército de Mindinho, que salvou o dia na Batalha dos Bastardos, Sophie brincou: "Ela não contou porque ela queria todo o crédito, porque a chegada é mais dramática e porque dá uma cena ótima para a TV".

Um dos momentos mais comentados da temporada, a morte de Ramsay após ser dado por Sansa a seus cachorros, também não passou em branco. "As últimas temporadas abriram caminho para isso, a primeira morte dela, e eu fiquei tão feliz que foi ele [Ramsay]. Foi tão bem escrita, foi maravilhoso", comemorou Sophie. Iwan Rheon completou: "Foi uma honra ser morto por você".

Sophie ainda dispensou a possibilidade de Sansa se casar com Jon --apesar de os dois não serem irmãos de verdade. "Não! Jon gosta de ruivas, mas não", disse, em seguida se dirigindo aos criadores da série: "Eu juro por Deus, se vocês fizerem alguma coisa assim, eu vou matar vocês".

O ator Isaac Hempstead-Wright, aliás, também falou rapidamente sobre a paternidade de Jon Snow, que foi revelada, por uma visão de Bran como sendo filho de Lyanna, a irmã de Ned Stark. "Eu não sei se ele é um Targaryen, poderia ser um incesto como com os Lannisters", brincou, esquecendo que a própria HBO confirmou, por meio de seu site oficial, que Jon é filho de Rhaegar Targaryen (irmão de Daenerys). "Mas Bran sabe que recebeu essa informação por algum motivo. Acho que ele vai contar para o Jon, mas não sei como o Jon vai reagir quando eu disser 'eu sou um bruxo, e seu pai não é seu pai'".

Trono de ferro

O elenco presente no painel ainda deu palpites sobre a maior questão da série: quem sentará no cobiçado Trono de Ferro? Liam Cunningham, o sor Davos, brincou: "Tenho essa imagem de um White Walker no trono fumando um charuto cubano. Mas o que eu sei?".

Conleith Hill, o Varys, também mostrou bom-humor na resposta. "Eu sei, mas não posso falar", disse. Iwan Rheon, o Ramsay, propôs o fim da monarquia. "Deveríamos derreter aquilo e ter uma democracia".

John Bradley, o Sam, e Nathalie Emmanuel, a Missandei, foram fiéis aos seus personagens e escolheram Jon e Daenerys, respectivamente. Já Isaac propôs um "dream team" Stark, com Jon como rei e Sansa como conselheira. Kristian elegeu Brienne. "Precisamos de alguém com integridade, e acho que ela seria uma ótima rainha". 

A resposta mais surpreendente veio de Sophie Turner: "Eu quero o Mindinho no trono. Acho que seria divertido e sádico. Nós gostamos disso, nós vemos 'Game of Thrones'".