Topo

Leão e Mamma comemoram aniversário do SBT vestidos de Chaves e Chiquinha

Leão e Mamma comemoram aniversário do SBT vestidos de Chaves e Chiquinha - Reprodução/SBT
Leão e Mamma comemoram aniversário do SBT vestidos de Chaves e Chiquinha Imagem: Reprodução/SBT

Do UOL, em São Paulo

19/08/2016 14h32

Caracterizados como Chaves e Chiquinha, Leão Lobo e Mamma Bruschetta abriram o "Fofocando" desta sexta-feira (19) comemorando o aniversário de 35 anos do SBT. Os dois rasgaram elogios à programação da emissora, ao empreendedorismo de Silvio Santos e à "família SBT".

Além disso, o programa gravou depoimentos de artistas da emissora, como Carlos Alberto de Nóbrega, Patrícia Abravanel, e recebeu o chefe de auditório, Roque, personagem marcante nos bastidores do Complexo Anhanguera, sede do SBT, em Osasco (SP).

Silvio Santos comandou inicialmente a TV Studios --ou simplesmente TVS--, no Rio de Janeiro. A programação da TVS, que rolava das 18h à meia-noite, era composta de exibições repetitivas de filmes e séries, além de produções musicais e humorísticas.

Cinco anos depois, em 1981, a TVS se juntou a outras concessões conquistadas por Silvio, como o canal 4 de São Paulo, e se transformou no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Na época, o SBT tinha como principais concorrentes as TVs Manchete, Bandeirantes, Record e Globo.

Ao longo de seus 35 anos, Silvio apostou numa programação popularesca, muitas vezes apelativas, mas também em atrações direcionadas ao público infanto-juvenil.

Embora sempre tenha se orgulhado pela sua vice-liderança, atrás da Globo, a emissora chegou a metade dos anos 2000 enfrentando a forte concorrência da Record --e o dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus.