Topo

Entrevista de Jô com Faustão tem queda de luz e "papo de gordo"

Jô Soares entrevista Fausto Silva em gravação do "Programa do Jô", nesta terça (30) - Ramón Vasconcelos/TV Globo
Jô Soares entrevista Fausto Silva em gravação do "Programa do Jô", nesta terça (30) Imagem: Ramón Vasconcelos/TV Globo

Mauricio Stycer

Do UOL, em São Paulo

30/08/2016 19h28

A primeira entrevista de Faustão a Jô Soares na Globo foi um papo de "ex-gordos". Desde o início da gravação do "Programa do Jô", nesta terça-feira (30), o apresentador do "Domingão", que perdeu 40 quilos após uma cirurgia bariátrica, brincou com seu peso antigo, relembrou histórias de infância e os tempos de rádio. A conversa irá ao ar nesta sexta (2).

"Só consegui entrar aqui porque fiz a bariátrica. Que corredor apertado", reclamou Faustão, que reduziu o estômago em 2009. "Perdi 40 quilos. Em termos de bariátrica sou fimose. Tenho amigos que perderam 70, 75", brincou. Jô, outro "ex-gordinho", emagreceu 45 quilos em 2011 apenas cortando carboidratos.

Faustão também contou a Jô qual era sua maior felicidade como "ex-gordo": "Alegria de gordinho operado é dar indicações para o outro. Antes, não. Comia tudo antes de todo mundo chegar". E brincou que tem uma "igreja" para gordinhos operados: "Tem a Igreja Bariátrica do Faustão. O André Marques e o [Leandro] Hassum são da igreja. Dou conselhos. Nunca dê as roupas. Você pode precisar de novo".

O apresentador relembrou que havia começado a engordar na igreja e chegou a ser repreendido. "Fui coroinha. Tomei esporro do padre. Não roubava esmola, mas comia os doces. Foi ali que eu comecei a engordar", disse, perguntando se tinha liberdade para dizer qualquer coisa: "Hoje é a última temporada, pode falar o que quiser, né?".

À vontade, Faustão aproveitou para reclamar de quando participou do "Mais Você" e comeu frango com Ana Maria Braga: "Outro dia fui na Ana Maria e ela me ofereceu frango. Odeio frango. Comida de hospital".

Durante a entrevista, a luz do estúdio caiu. Jô Soares brincou com a falha e pediu para a edição não cortar no programa: "É a presença do Faustão. Tão rara. Não edita isso. É a maior homenagem que a TV podia fazer. A luz do Faustão".

Rádio e TV

Faustão relembrou seu início como repórter na rádio Record: "Fiz o incêndio do [edifício] Joelma, do Andrauss. Ao vivo. Isso me ajuda a fazer o meu programa, peguei uma cancha". Jô elogiou o colega: "É espantoso o conhecimento que você tem em várias áreas. É por isso. Você vivenciou essas coisas".

De jornalista de rua a repórter esportivo, Faustão virou apresentador de TV com Goulart de Andrade. "Tinha o programa 'Balancê' na rádio Excelsior, do sistema Globo de rádio. Lá conheci o Goulart de Andrade, que falou: 'Larga o jornalismo e vem fazer entretenimento'. Fui fazer o 'Perdidos [na Noite]'", recordou.

Fausto Silva apresentou o "Perdidos na Noite" na Gazeta, Record e Band até ser contratado pela Globo, onde virou Faustão, porém sempre cita o programa antigo no "Domingão": "As pessoas não sabem. 'Perdidos na Noite' foi um programa que teve um pouco de sucesso".

Entrevista rara

Esta não foi a primeira conversa de Faustão com Jô Soares na TV. Em 1989, então recém-contratado da Globo, foi ao "Jô Soares Onze e Meia" e pediu para Jô voltar à emissora carioca. Ele havia saído no final de 1987, após desentendimentos com a direção.

Entrevistar Faustão, porém, é um fato raro. Exceto em eventos grandes como o Risadaria, do qual foi homenageado neste ano, o apresentador quase nunca dá entrevistas ou vai a outro programa. Além de Jô nos anos 80, cozinhou com Ana Maria Braga no "Mais Você" e Angélica no "Estrelas". Na última semana, apareceu no SBT em um papo com o amigo Otávio Mesquita no "Okay Pessoal".