Topo

No Chile, fãs de "Verdades Secretas" buscam por próximos capítulos piratas

Do UOL, em São Paulo

13/09/2016 07h00

Telespectadores do Chile têm lotado as redes sociais do Canal 13, um dos principais do país, com centenas de mensagens solicitando a mudança de horário e a exibição diária de "Verdades Secretas". Sem sucesso até o momento, fãs da trama escrita por Walcyr Carrasco estão recorrendo a sites e blogs piratas, onde ao menos 48 capítulos já estão disponíveis em espanhol.

Lançada recentemente no Chile, a trama de Angel (Camila Queiroz) e Alex (Rodrigo Lombardi) está indo ao ar apenas dois dias por semana --quartas e quintas-feiras--, e no começo da madrugada, por volta de 0h30, devido ao conteúdo de sexo, drogas e pedofilia.

A boa repercussão têm levado telespectadores a fazer campanhas nas redes sociais para que a novela seja exibida mais cedo, num horário menos ingrato, sem cortes e de segunda a sexta. "Que passem mais dias", escreveu um seguidor na página da emissora. "Por que vocês passam muito tarde? A novela é boa", questionou outro.

Até agora o Canal 13 não atendeu ao apelo popular e, com isso, internautas chilenos estão dando o "famoso jeitinho brasileiro" assistindo a novela através de blogs, na íntegra e a qualquer momento do dia (antes mesmo da emissora oficial, que detém os direitos de transmissão naquele país).

A reportagem do UOL encontrou duas páginas numa rápida pesquisa. Enquanto o Canal 13 veiculava o capítulo de número 6, na web já se pode assistir o capítulo de número 48. Isso só é possível porque os internautas "chupam" as imagens da Ecuavisa, canal do Equador, onde a exibição de "Verdades Secretas" está num estágio mais avançado.

"Me passa o link para acompanhar a série", pede uma internauta em conversa com outro seguidor. "Encontrei o link para ver os capítulos pela Internet porque dois dias é muito pouco", disse outro.

Questionada se a TV Globo tem ciência da pirataria no Brasil ou no exterior e como tem lidado com a questão, a emissora disse que "não interfere na estratégia de programação dos exibidores, esta é uma decisão de cada canal, que leva em consideração uma série de fatores relativos ao público e ao perfil de seu país. E como pode acontecer com qualquer produto que já foi exibido anteriormente, os exibidores lidam com spoilers que tentam antecipar a trama."